O Trio de Madeiras do Conservatório de Música Maestro Paulino apresenta na próxima quarta-feira, dia 30, um concerto de música de câmara no auditório de Centro de Música. A promoção é da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura. A entrada é gratuita.
De acordo com o Trio, o concerto propõe uma travessia sonora refinada, unindo obras do repertório clássico europeu com a vitalidade rítmica e melódica da música brasileira. O programa destaca o diálogo entre tradição e renovação, reunindo composições que vão do lirismo operístico ao folclore popular, do classicismo vienense à linguagem moderna de Villa-Lobos e Guerra-Peixe.
“Esse concerto é, acima de tudo, uma celebração da música de câmara em sua forma mais plural, onde fronteiras entre o erudito e o popular se dissolvem, e a escuta se abre para o encantamento”, destaca o diretor do Conservatório, Eziquiel Ramos.
TRIO DE MADEIRAS CMP
Formado pelos músicos Fabrício Ribeiro (flauta), Jacson Vieira (clarinete) e Amauri Jr. (fagote), o Trio de Madeiras CMP emerge como um vibrante símbolo da tradição camerística.
Com um repertório eclético e refinado, o grupo dedica-se à valorização da sonoridade das madeiras, transitando com fluência entre composições originais, arranjos criativos e adaptações de obras consagradas.
Unindo talento técnico e sensibilidade artística, os três instrumentistas proporcionam uma experiência sonora envolvente, que reflete tanto a excelência individual quanto a harmonia do coletivo. A diversidade timbrística do trio revela as possibilidades expressivas dos instrumentos de sopro, trazendo à tona nuances e cores que cativam o ouvinte.
INTEGRANTES
Fabrício Ribeiro é mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná e atuou como primeiro flautista da Orquestra Sinfônica do Paraná entre 2006 e 2017. Com forte atuação
na música de câmara, especialmente a brasileira e contemporânea, é coordenador artístico do Ensemble Móbile. Premiado nacional e internacionalmente, lançou em 2017 o CD Na Solidão em Busca de Companhia, dedicado ao repertório brasileiro para flauta e violão.
Jacson Vieira possui mestrado em Música pela UNESPAR-EMBAP e ampla atuação como clarinetista em diversas orquestras e grupos de câmara. É membro da Orquestra à Base de Sopro de Curitiba desde 1998 e professor do Conservatório de Música Popular Brasileira. Atuou com artistas como Egberto Gismonti, Zélia Duncan e Emílio Santiago, entre outros.
Amauri Junior é músico, professor e maestro natural de Ponta Grossa. Licenciado em Música pela UEPG, atua como professor de saxofone e regente da Conserva’s Big Band no Conservatório Maestro Paulino, além de integrar a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa como fagotista. Participou de masterclasses com diversos nomes importantes da música instrumental brasileira.
Das assessorias.