Segunda-feira, 28 de Abril de 2025

Morador questiona veículos da saúde parados em Ponta Grossa

Veículos foram destinados ao município em fevereiro, e morador cobra explicações sobre possível inatividade
2025-04-28 às 12:21
Arquivo cedido

Uma frota de 64 veículos destinada à área da saúde em Ponta Grossa foi entregue ao município em fevereiro deste ano pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A doação teve como objetivo reforçar o atendimento das Equipes de Saúde da Família (ESF) e da Atenção Primária, mas um morador procurou a equipe de jornalismo do D’Ponta News para questionar se os automóveis estão, de fato, sendo utilizados.

Segundo o leitor, parte desses veículos — incluindo vans adaptadas, carros e ambulâncias — estariam estacionados no pátio da Prefeitura sem uso, o que, na visão dele, representa um “descaso com a população”. Ele relatou que os automóveis chegaram entre janeiro e fevereiro e afirma que ainda não estariam cumprindo sua função, apesar do investimento milionário envolvido.

De acordo com informações divulgadas na época da entrega, dos 64 veículos, 49 são do modelo Renault Kwid e foram destinados ao transporte sanitário domiciliar das ESF, além de auxiliar na logística de exames, vacinas e materiais de apoio das unidades de saúde. A frota também inclui vans e três ambulâncias básicas voltadas ao atendimento de urgência e emergência. O investimento total foi de R$ 6,4 milhões, com uma contrapartida municipal de R$ 1,6 milhão.

Relembre a solenidade de entrega:

Secretário Beto Preto entrega 63 veículos para a Saúde de PG

Em razão da denúncia, o D’Ponta News entrou em contato com a Prefeitura de Ponta Grossa para averiguar a veracidade dos fatos, solicitar esclarecimentos sobre a situação dos veículos, se já estão sendo utilizados, qual o processo de distribuição adotado e se existe um prazo definido para que todos entrem em operação.

A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), informou que os veículos serão direcionados às equipes do Programa Saúde da Família assim que o processo de contratação do seguro veicular for concluído.

“A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que os veículos citados pela reportagem serão direcionados para as equipes do Programa Saúde da Família assim que o processo de contratação do seguro veicular das viaturas for finalizado; assim como qualquer processo de compra pública, a aquisição passa por diversos procedimentos legais e fiscalização dos organismos de controle, garantindo a transparência e ampla concorrência ao processo”, finalizou a nota.

Por Camila Souza.