O Parque de Natureza Buraco do Padre, um dos principais atrativos naturais de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, agora oferece entrada gratuita para pessoas com deficiência. A medida, que amplia o acesso ao turismo de natureza, replica exatamente o modelo já adotado recentemente pelo Parque Vila Velha, que batizou a ação com o nome “Ingresso Luigi”.
“Fomos impactados e sensibilizados pelo lançamento do ingresso Luigi no Parque Vila Velha e pudemos perceber a importância de promover ainda mais inclusão nas atrações turísticas e culturais da nossa cidade. Sem nenhum problema em copiar aquilo que é bem feito. Replicamos exatamente o mesmo benefício oferecido no Parque vizinho, agora também disponível no Buraco do Padre”, declarou Álvaro Fernandes Dias Filho, gestor do atrativo.
A gratuidade é válida para pessoas com deficiência intelectual/múltipla e com autismo, portadores de síndromes raras com comprometimento cognitivo moderado ou grave, pessoas com deficiências motoras que exijam o uso de dispositivos de apoio.
Para garantir o benefício, o visitante deve apresentar documento oficial que comprove a deficiência. Apenas um acompanhante do visitante com deficiência terá direito à meia-entrada. A isenção, conforme reforça o gestor do Buraco do Padre, contempla somente o ingresso básico. Itens opcionais como alimentos, bebidas, souvenires e atividades extras – como a Tirolesa, Fenda da Freira e a Experiência Noturna – continuam sendo cobrados à parte.
Antes da nova medida, o Buraco do Padre já aplicava a Lei nº 12.933/2013, que garante meia-entrada a pessoas com deficiência e a seus acompanhantes. A novidade agora é a gratuidade total para esse público, ampliando o acesso a um dos principais pontos turísticos da região dos Campos Gerais.
da assessoria