A equipe GOE da Guarda Civil Municipal realizava patrulhamento na região do bairro Estrela, na noite do dia 30 de abril, quando foi abordada por um casal, que relatou que sua sobrinha, que mora nas proximidades, teria se engasgado com leite materno.
Diante do relato, os agentes da equipe solicitaram que eles os levassem até o local em que a criança se encontrava.
Chegando lá, foi constatado pelos agentes que se tratava de um bebê de apenas 5 dias.
O pai a segurava nos braços e a criança encontrava-se consciente, porém sem reação a estímulos e não chorava. Imediatamente, a equipe procedeu com os primeiros socorros, realizando uma manobra para desobstruir as vias aéreas do bebê e obtendo sucesso.
Em seguida, a criança, acompanhada pela mãe, foi conduzida na viatura até o Humai, onde foi atendida e liberada pela equipe médica.
Na sequência a equipe GOE foi convidada para participar de uma breve oração em agradecimento, em uma igreja da qual a família faz parte, que fica próxima ao hospital.
Treinamento Constante
Esse é o terceiro registro, nas últimas semanas, em que agentes da Guarda Civil Municipal participam do salvamento de crianças acometidas por engasgamento.
Além do treinamento constante de técnicas relacionadas ao dia a dia das equipes, como armamento e tiro, abordagem, patrulhamento, legislação, entre outros, os agentes formados pela GCM de Ponta Grossa também recebem treinamento de primeiros socorros, incluindo técnicas de reanimação cardiopulmonar e de desobstrução de vias aéreas, conhecimentos que foram utilizados nestes casos e que, sempre que necessários, são empregados no auxílio da comunidade.
da assessoria