Ponta Grossa figura entre os dez municípios paranaenses com melhor desempenho na geração de empregos formais no primeiro trimestre de 2025, de acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados recentemente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Entre janeiro e março, a cidade dos Campos Gerais teve um saldo positivo de 985 vagas abertas, resultado do número de admissões superior ao de desligamentos no período.
O desempenho coloca Ponta Grossa na 10.ª posição entre os 399 municípios do Paraná, à frente de cidades como Pato Branco, que aparece em 11.º lugar com saldo de 958 vagas.
No total, 314 municípios paranaenses registraram saldo positivo na geração de empregos nos três primeiros meses do ano, representando 78,70% do Estado. Outras seis cidades mantiveram saldo estável, e 79 apresentaram mais desligamentos do que admissões.
Entre as cidades com maior número de vagas criadas no Paraná, Curitiba lidera com folga, somando 15.143 novos postos de trabalho no trimestre. Na sequência estão Londrina (3.564), Maringá (3.174), e municípios da Região Metropolitana de Curitiba como São José dos Pinhais, Araucária e Pinhais. Ponta Grossa completa o grupo das dez maiores geradoras de emprego, evidenciando sua importância no contexto estadual.
Em nível estadual, o Paraná foi o 5.º estado com melhor desempenho na geração de empregos formais no país no acumulado de 2025. Foram 60.757 vagas abertas entre janeiro e março, resultado de 571.966 admissões e 511.209 desligamentos. Apenas São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina superaram o saldo paranaense no período.
Confira a relação completa
.