Estão abertas a partir desta terça-feira (6) e vão até 12h do dia 12 de maio as inscrições para a Segunda Jornada de 2025 do Grupo de Estudos Formadores em Ação, programa de formação continuada da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) para profissionais da área.
A formação é destinada a professores, pedagogos, gestores, técnicos dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) e da Seed-PR. Ao todo, serão ofertadas 30 mil vagas para a formação, que contará com um total de 74 temas integrantes das principais áreas do conhecimento definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Entre os temas já trabalhados, será dada prioridade à recomposição da aprendizagem nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, com foco nos estudantes do 9º ano e da 3ª série do Ensino Médio.
“O programa representa oportunidade única para que o professor adquira conhecimento sobre novos recursos e estratégias pedagógicas, desenvolvendo ainda maior habilidade em favor do protagonismo do estudante em sala de aula”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
INSCRIÇÕES – Os interessados podem se inscrever AQUI até o dia 12 de maio. Cada tema do Grupo de Estudos é direcionado a um público específico. No ato da inscrição, cada cursista poderá se inscrever em uma única temática.
Para escolhê-la, é importante consultar o guia de Inscrições, pois os temas serão separados de acordo com o perfil de atuação do profissional. As aulas serão semanais, transmitidas online, via Google Meet e terão duração média de 1h40.
O período de formação desta Segunda Jornada vai do dia 19 de maio até o dia 08 de agosto. Ao fim do curso serão contabilizadas 40 horas de certificação, válidas para a progressão de carreira e para a distribuição de aulas. Não haverá reunião no período do recesso escolar de julho.
PROGRAMA – Iniciado em julho de 2020, o Grupo de Estudos Formadores em Ação é uma iniciativa de formação continuada entre pares, com a missão de fortalecer a aprendizagem e o protagonismo dos estudantes. A proposta valoriza os saberes e incentiva a troca de experiências entre os profissionais da educação do Paraná.
A formação é organizada em três jornadas anuais. Cada uma corresponde a um trimestre do ano letivo, contendo cerca de 10 semanas de formação, oferecendo 40 horas de certificação.
Mais informações podem ser acessadas AQUI.