Sábado, 10 de Maio de 2025

Curitiba adere a programas nacionais para promover a inclusão social dos catadores autônomos de materiais recicláveis

2025-05-09 às 17:25
Foto: Pedro Ribas/SECOM

Curitiba aderiu a dois importantes programas nacionais em benefício dos catadores e catadoras autônomos de material reciclável da cidade. O prefeito Eduardo Pimentel e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, assinaram nesta sexta-feira (9/5) a adesão de Curitiba ao programa Conexão Cidadã, para promover a inclusão dos catadores autônomos de materiais recicláveis da capital paranaense. No mesmo ato, Curitiba também aderiu ao programa nacional Diogo de Sant’Ana Pró-Catadoras e Pró-Catadores para a Reciclagem Popular.

O evento aconteceu no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, e reuniu também o diretor de Gestão de Pessoas, Controladoria e Logística da Fundação Banco do Brasil, Gilson Lima, e o mobilizador nacional do Conexão Cidadã, Luiz Henrique Silva, presidente da União Nacional dos Catadores (Unicatadores), central que reúne cooperativas de todo o Brasil.

Segundo o prefeito Eduardo Pimentel, a adesão de Curitiba aos programas nacionais será mais um avanço nas políticas da capital paranaense para melhorar a qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis autônomos da cidade.

“Esses projetos só acontecem aqui porque Curitiba é uma cidade de união, de diálogo. Essas ações vão trazer capacitação para quem precisa. Um projeto que tem porta de entrada e saída e vai dar oportunidade a quem precisa se qualificar. Esses catadores autônomos serão identificados e poderão buscar seus direitos”, disse Eduardo Pimentel.

Ele ressaltou que a Prefeitura de Curitiba trabalha melhorar as condições dos catadores e catadoras com o programa Ecocidadão, que existe desde 2007. Atualmente são 1 mil catadores participantes, que recebem cerca 3 mil toneladas de resíduos recicláveis por mês nas 50 associações formalizadas e contratadas formalmente pela Prefeitura.

da assessoria