Sábado, 10 de Maio de 2025

Saúde realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10)

Meta é vacinar 90% do público-alvo de 81,6 milhões de pessoas. No Paraná, a vacina já está disponível para todo o público com idade acima dos seis meses
2025-05-10 às 10:20
Foto: Venilton Küchler/SESA

Unidades básicas de saúde (UBS) e pontos de vacinação de todo o país promovem neste sábado (10) o Dia D de vacinação contra a gripe. Em nota, o Ministério da Saúde destacou que o objetivo é realizar uma grande mobilização de forma a proteger a população antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios.

A ação, segundo a pasta, acontece de forma simultânea nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com atuação conjunta do governo federal, de estados e municípios. No Norte, a campanha terá início no segundo semestre, quando acontece o inverno amazônico, considerando particularidades climáticas da região.

A meta é vacinar 90% do público-alvo, composto por mais de 81,6 milhões de pessoas, incluindo crianças, idosos e gestantes.

“A iniciativa marca a retomada do Dia D Nacional pela vacinação no país”, destacou o ministério em nota. Foram distribuídas, ao todo, mais de 51,3 milhões de doses. A estratégia do Dia D foi pactuada entre governo federal e secretarias estaduais e municipais como forma de intensificar a vacinação e alcançar a meta.

Aumento de casos de doenças respiratórias

Dados do último boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostram que foram notificados 45.228 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) este ano no Brasil, sendo 42,9% com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório.

Do total, 38,4% foram causados pelo vírus sincicial respiratório (VSR); 27,9%, por rinovírus; 20,7%, por covid-19; 11,2%, por influenza A; e 1,6%, por influenza B.

O aumento, de acordo com o ministério, tem sido mais expressivo entre crianças de até 2 anos. Já entre adultos e idosos, observa-se crescimento nas hospitalizações por influenza A.

Multivacinação no Paraná

No Paraná, o Dia D de Multivacinação ocorre desde as 8h deste sábado (10), a fim de aumentar a cobertura vacinal e expandir a imunidade da população.

A vacina contra a gripe (Influenza), atualmente direcionada pelo SUS somente para os grupos prioritários, será liberada a partir desta data para a população em geral, com mais de seis meses de idade. Doses contra a Covid-19, febre amarela e sarampo, além das demais vacinas de rotina também estarão disponíveis.

A meta é aplicar 300 mil doses na população durante o todo o dia, das 8 às 17 horas, nas 1.543 salas abertas no Paraná.  A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e do Ministério da Saúde e acontece em simultâneo com o Dia D de vacinação contra a gripe, do governo federal.

Os 11.825 profissionais da saúde engajados na ação atualizarão os cartões de vacinas de crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e puérperas, com aplicação das vacinas disponíveis: Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Hepatite A, Febre Amarela, Rotavírus, HPV, DTP, DTPa.

COVID-19 – Poderão receber a vacina contra a Covid-19 pessoas dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: residentes e trabalhadores de instituições de longa permanência, puérperas, imunodeprimidos, trabalhadores de saúde, ribeirinho, quilombolas, indígenas vivendo fora ou em terras indígenas, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional a depender das doses presentes nos municípios.

Já a Pfizer baby será ofertada para crianças menores de 5 anos de idade, a Pfizer pediátrica para crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades ou que não receberam nenhuma dose anteriormente e o imunizante Moderna, para a população acima de 12 anos de idade pertencente aos grupos prioritários ou que não receberam a dose contra a Covid-19 anteriormente.

“Convocamos a população do Paraná para mais um Dia D de vacinação, principalmente para a proteção contra a gripe, e enfatizar a relevância de manter a vacinação em dia.” Com o suporte dos municípios e a participação ativa da população, vamos expandir nossa cobertura vacinal e intensificar a prevenção de doenças que podem ser evitadas “, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

DENGUE – As cidades onde os adolescentes poderão receber a vacina são pertencentes às regionais de Paranaguá (1ª RS), Foz do Iguaçu (9ª RS), Cascavel (10ª RS), Campo Mourão (11ª RS) Umuarama (12ª RS), Paranavaí (14ª RS), Maringá (15ª RS), Apucarana (16ª RS), Londrina (17ª RS), Toledo (20ª RS) e Ivaiporã (22ª RS).

HPV – A vacina contra o HPV é recomendada para meninos e meninas de 9 a 14 anos, mas em caráter excepcional, também será disponibilizada para a faixa etária de 15 a 19 anos com dose única. Esta vacinação ocorre neste momento de forma excepcional e temporária.

O Dia D conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed),  Associação das Associações e Consórcios Municipais de Saúde (Acispar), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Associação Comercial do Paraná (ACP), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PR), APAES, escolas municipais e creches, entidades religiosas (católica, evangélicas, entre outras), entidades do Sistema S, cooperativas, conselhos profissionais e entidades de classe.

Com informações da Agência Brasil e SESA