Escolas públicas de cinco municípios do Paraná foram escolhidas para receberam ações educativas do projeto ‘Travessia Literária’, aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com apoio da Copel. Ao todo, 947 estudantes do Ensino Médio de Rio Negro, Castro, Lapa, Palmeira e São Mateus do Sul participaram da palestra sobre o livro ‘Uma Valsa no Rio Negro’, do escritor Marco Aurélio de Sousa. Além disso, as escolas receberam exemplares da obra para complementar o acervo de suas bibliotecas.
No bate-papo, o autor falou sobre o processo de escrita e a valorização da literatura contemporânea paranaense, além de conversar sobre a sua inspiração para a obra e suas referências. Ao responder às perguntas dos alunos, Marco Aurélio mostrou que eles próprios podem transformar suas vivências em palavras, em poemas e textos, dando voz à sua realidade. Cada palestra foi encerrada com a leitura de obras de autores paranaenses, proporcionando aos estudantes um contato com a literatura produzida no interior do Estado.
“A literatura é uma arte, mas é também uma forma de aprofundar nossa relação com a realidade. A atividade teve como propósito mostrar àqueles que se interessam por literatura que não é preciso estar num grande centro para escrever”, comenta o autor. As escolas que receberam as ações foram o Colégio Estadual Barão de Antonina (Rio Negro), Colégio Estadual Antonio e Marcos Cavanis (Castro), Colégio Cívico-Militar São Judas Tadeu (Palmeira), Colégio Estadual Prof. Orlanda Distéfani Santos (São Mateus do Sul) e Colégio
Estadual São José (Lapa).
Eduardo Godoy, produtor do projeto, ressalta o impacto positivo de ações como esta, a fim de compartilhar com os jovens a literatura de uma forma que eles mesmo possam ser representados nas obras. “Muitos desses alunos nunca tiveram o contato direto com um escritor, então poder levar o Marco Aurélio para conversar e compartilhar a sua obra é mais
do que a promoção de um livro, mas também a criação de um diálogo entre a literatura e a vivência de cada estudante”, descreve. A produção do projeto é assinada pela Estratégia Projetos Criativos e Inspire Projetos Criativos.
A obra ‘Uma valsa no rio Negro’, lançada pelo Selo Lambrequim, é um conjunto de poemas, de fragmentos de memórias do autor, escritos ao longo de seu amadurecimento na vida adulta. O livro dá destaque à figura de um rapaz do interior paranaense, que usa seu talento para colocar em poesia elementos como a sua terra, seus medos, seus desejos. Marco Aurélio buscou homenagear a sua cidade natal, Rio Negro, e, ao mesmo tempo, inspirar jovens do interior que estão em busca de um futuro promissor. A identificação do leitor com a obra acontece também por meio dos ambientes descritos nos poemas, pois Marco Aurélio relata diversas paisagens paranaenses. O livro foi enviado para as mais de 500 bibliotecas que compõem o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná, em quase todas as cidades do estado, estando disponível para empréstimo e leitura de forma gratuita.
Para ampliar o acesso à obra para pessoas com deficiência visual e outras dificuldades de leitura, foi gravado o audiolivro da obra, disponível em todas as plataformas de áudio (para conferir, basta clicar aqui). Quem realiza a locução da obra é o ator e diretor teatral Emerson Rechenberg, com gravação, edição e mixagem por conta de Luis Vinicius Pacheco, do Estúdio Piralinda.
Das assessorias.