Terça-feira, 20 de Maio de 2025

Paraná utiliza modelo usado nas Olimpíadas de Paris para promover mutirão de empregos

2025-05-19 às 18:39
Foto: SETR

A Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda promove nesta terça-feira (20) mais uma ação de empregabilidade em Curitiba: o Mutirão do Ginásio ao Emprego, desta vez com uma metodologia inovadora inspirada no modelo de recrutamento utilizado nas Olimpíadas de Paris 2024. A ação será no ginásio da Praça Oswaldo Cruz, no Centro da Capital, a partir das 8h, e integra a programação especial promovida ao longo de maio em comemoração ao Mês do Trabalhador.

Cerca de 100 candidatos pré-selecionados pelas Agências do Trabalhador participarão de uma avaliação diferenciada: eles serão observados em atividades físicas que testam habilidades e competências comportamentais, como trabalho em equipe, liderança, raciocínio lógico e adaptabilidade.

A dinâmica contará com analistas de Recursos Humanos de oito empresas, que participarão da atividade ao lado dos candidatos, sem se identificarem. Após a execução de oito a dez desafios físicos, os candidatos tentarão indicar quem eram os profissionais de RH infiltrados na atividade. Em seguida, o mutirão avança para a etapa de entrevistas tradicionais.

“Estamos trazendo uma experiência inovadora e moderna de seleção que valoriza as competências além do currículo. Essa metodologia é mais inclusiva, prática e dinâmica, e já foi usada com sucesso nas contratações para os Jogos Olímpicos de Paris. Trazer isso para o Paraná mostra o nosso compromisso com a modernização do mercado de trabalho e com a geração de oportunidades reais para a nossa população”, afirma o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo.

O evento é realizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda e se soma a uma série de mutirões organizados pelo Governo do Estado neste mês de maio, com o objetivo de aproximar empresas e trabalhadores, acelerar contratações e promover dignidade e renda para os paranaenses.

Parceria com a França

O mutirão de empregos com metodologia inspirada nos Jogos Olímpicos faz parte de um Projeto de cooperação técnica internacional com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A iniciativa promove o intercâmbio de boas práticas entre França e Brasil na área de políticas públicas de trabalho e empregabilidade.

Com investimento de 1,2 milhão de euros, o projeto é financiado pela AFD e contempla dois estados brasileiros: o Paraná, que possui a maior e mais estruturada Rede SINE do país, e Roraima, que conta com um posto da Rede SINE e é referência no atendimento a migrantes venezuelanos em situação de refúgio.

da AEN