Sábado, 24 de Maio de 2025

Governo determina recolhimento de três marcas de café; saiba quais são

2025-05-23 às 13:33

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, nesta sexta-feira (23), uma relação de lotes de café torrado considerados impróprios para o consumo humano. Os produtos pertencem às marcas Melissa, Pingo Preto e Oficial, e apresentaram problemas que vão desde a presença de impurezas até níveis acima do permitido de micotoxinas.

Os lotes específicos listados são:

  • Lote 0125A do café torrado da marca Melissa;

  • Lote 12025 do café torrado Pingo Preto;

  • Lote 263 do café torrado Oficial.

Segundo o Mapa, foram identificadas “matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido”, além de “níveis de micotoxinas superiores ao tolerado pela legislação vigente”. Tais características indicam que os cafés não cumprem os critérios legais de identidade e qualidade exigidos para o produto.

As empresas responsáveis pelos produtos já foram notificadas, e o Ministério determinou o recolhimento dos lotes considerados irregulares, de acordo com a CNN Brasil.

“O Ministério orienta que consumidores que tenham adquirido os produtos listados deixem de consumi-los imediatamente. É possível solicitar a substituição do produto com base nas disposições do Código de Defesa do Consumidor”, diz o comunicado oficial.