Sábado, 24 de Maio de 2025

Presença feminina impulsiona avanços sociais e econômicos em Ipiranga

Gestão municipal investe em capacitação, empreendedorismo e proteção social para fortalecer a autonomia e o bem-estar das mulheres ipiranguenses
2025-05-23 às 15:33

REVISTA—O município de Ipiranga conta com forte presença feminina. Segundo o Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elas representam 48,14% da população (6.808 mulheres), ficando atrás dos homens por uma pequena diferença de 526 pessoas (eles representam 51,86% da população, ou 7.334). Além disso, o município reforça a representatividade feminina ao dedicar importantes cargos às mulheres, como a vice-prefeita Ivonete Gobel Costa e as cinco secretárias de áreas fundamentais da gestão municipal: Karla Ruliana Cordeiro de Lima (Fazenda); Juliana Guerlinguer (Administração); Claudia Maria Portela (Educação); Elizete Gobel Vieira (Saúde) e Marília de Camargo Cruz (Assistência Social).

Sob a liderança da primeira-dama do município, a Secretaria Municipal de Assistência Social é a que concentra ações em prol das mulheres do município, ao visar a garantia de direitos e promover a inclusão social e o bem-estar. Diversas iniciativas, que abrangem o empoderamento feminino, a proteção social e o enfrentamento de situações de vulnerabilidade têm sido implementadas pela administração municipal ipiranguense.

Um dos pilares das ações desempenhadas pela pasta é a promoção da autonomia financeira das mulheres. Uma parceria firmada pela Secretaria de Assistência Social com o Departamento de Empreendedorismo oferece cursos de capacitação e empreendedorismo, a fim de preparar as mulheres para o mercado de trabalho e incentivá-las a criar e gerir seus próprios negócios. Os cursos profissionalizantes são oferecidos de acordo com a demanda e abrangem áreas como a beleza (cabeleireira, manicure e pedicure), culinária (doces e salgados) e outras pelas quais as mulheres manifestem interesse. “Já capacitamos quase 90 mulheres no curso de cabeleireira; 40 em empreendedorismo; 20 em manicure, 20 em panificação e outras 20 em oficina de balões”, destaca a secretária Marília.

O empreendedorismo feminino local também é incentivado com a realização semanal da Feira da Lua, que ocorre às quintas, das 17h às 21h, no Centro Comercial próximo ao teatro da cidade. A Feira da Lua é um espaço para as mulheres empreendedoras divulgares e venderem seus produtos: lanches, salgados, pães e bolos caseiros, queijo colonial, requeijão, hortaliças e frutas. Com frequência, a música se torna um atrativo a mais na feira.
Outra prioridade da gestão municipal de Ipiranga é a proteção às mulheres e a prevenção à violência doméstica. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) oferece apoio psicológico, jurídico e social às vítimas, além de encaminhamentos para serviços especializados. “O apoio está integrado a uma rede de proteção, com a criação do Conselho da Mulher e de um departamento exclusivo para mulheres”, destaca a primeira-dama. O programa de Enfrentamento à Violência Doméstica busca garantir a proteção e a reintegração social de mulheres vítimas de violência.

Já no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), as mulheres em situação de vulnerabilidade recebem atendimento psicossocial, orientações sobre direitos e participam de grupos de convivência e atividades culturais e de lazer. “Essas iniciativas ajudam a melhorar a autoestima e promover o fortalecimento de vínculos, sendo realizadas de forma regular”, afirma.

O grupo Conviver e Alegria é uma dessas iniciativas, que reúne o pessoal da melhor idade em múltiplas atividades que contribuem para a socialização e o bem-estar. É justamente entre os mais idosos que as mulheres são maioria em Ipiranga: na faixa que compreende pessoas acima dos 75 anos, conforme dados do censo mais recente. “Temos grupos de mulheres e idosos no serviço de convivência, com uma média de 80 mulheres”, ressalta Marília. Ações articuladas com outras secretarias também contribuem para o bem-estar das mulheres da melhor idade, como foi o bailinho de Carnaval promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer na quadra Acir Fernandes, que, além da diversão com marchinhas antigas, teve parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que aferiu a pressão arterial dos participantes.

Ainda em relação à Saúde e Bem-Estar, em parceria com a Secretaria de Saúde, são realizadas, ao longo do ano, palestras e workshops em que as mulheres têm contato com informações sobre saúde mental, saúde reprodutiva e quanto à prevenção de doenças, como o câncer de mama e de colo de útero. Nesse âmbito, as mulheres são incentivadas à realização de exames e ao autocuidado.
O bem-estar físico e mental das mulheres também é propiciado pela Secretaria de Esportes e Lazer através de aulas de Treinamento Funcional. Com cerca de 40 inscritas com idades entre 16 e 70 anos, o projeto objetiva incentivar a prática de atividade física e estabelecer entre elas uma vida mais ativa e saudável. As aulas ocorrem nas quartas e sextas, na quadra Acir Fernandes.

Autonomia, segurança e saúde

As ações da Prefeitura de Ipiranga produzem resultados positivos na vida das mulheres do município. As capacitações oferecidas têm proporcionado novas oportunidades de trabalho e renda, enquanto o apoio psicológico e social tem contribuído para o enfrentamento da violência doméstica e o fortalecimento da autoestima. “O nosso objetivo é promover a autonomia, segurança e saúde das mulheres, oferecendo um apoio integral em diversas áreas de suas vidas”, conclui Marília.

Por Edilson Kernicki
Texto publicado na edição 306 da Revista D’Ponta