O programa ‘Manhã Total’ da Rádio Lagoa Dourada (98.5 FM) desta sexta-feira (23) recebeu a jovem cantora ponta-grossense Gabriella Ribeiro, de 22 anos. A artista, que já começa a conquistar reconhecimento internacional, falou sobre sua trajetória na música, os desafios da profissão e os cuidados que mantém com a voz, além de presentear os ouvintes com uma apresentação ao vivo durante o programa.
Gabriella iniciou sua relação com a música ainda bebê, em casa, influenciada por mulheres da família. “Comecei desde pequena, minha tia e minha mãe tinham um piano. Quando eu tinha cerca de 1 ano de idade eu tinha uma cadeirinha de balanço e quando tocavam piano eu ficava balançando no ritmo da música”, contou. Ela também lembrou que tem fotos de quando era criança já demonstrando interesse na música pois estava segurando um microfone.
Reconhecimento internacional
Com talento e dedicação, Gabriella já acumula conquistas importantes. Recentemente, ela teve o videoclipe de uma de suas músicas autorais eleito como o ‘Melhor Videoclipe Latino-Americano’ no festival Rome Music Video Awards, realizado na Itália. Além disso, foi destaque no Karaoke World Championships (KWC), o maior campeonato de karaokê do mundo, ficando entre os 30 finalistas da etapa nacional e conquistando o 5º lugar.
Desafios da saúde vocal
Apesar das conquistas, Gabriella também enfrenta dificuldades comuns à vida de quem vive da voz. “Um problema que enfrentei recentemente foi ter adquirido um resfriado muito forte e para quem trabalha com música isso é horrível”, revelou. Ainda em recuperação, ela compartilhou “Agora eu não estou gripada, mas a minha voz ainda está um pouco rouca e falha. Quando fico doente, a minha voz demora cerca de um mês para voltar”, conta.
Cuidados com a voz são parte da rotina
Para manter a saúde vocal, Gabriella adota uma rotina cuidadosa. “Faço aulas com uma professora de canto que também é fonoaudióloga”, explicou. Ela relatou que, na noite anterior à entrevista, teve aula e realizou exercícios específicos. “A noite faço inalação, que é algo muito importante, ajuda a desinchar, e faço exercícios que ajudam a relaxar as cordas vocais, afinal as cordas vocais são um músculo”, afirma.
Estilo musical e influências
Quanto ao estilo musical, Gabriella tem um repertório variado, mas revela preferência por canções internacionais. “Na maioria das vezes, eu gosto muito de cantar músicas internacionais. Mas gosto muito de músicas brasileiras como o MPB, gosto muito de Marisa Monte, por exemplo”, disse. Uma de suas maiores inspirações vem do pop internacional: “Sempre tive como referência e acompanho desde o começo da carreira dela, é a Ariana Grande”, fala.
Para Gabriella, a música tem um papel que vai além do som. “A música é frequência e vibração. Certas músicas podem te causar desconforto e há canções que mesmo que você não entenda a letra, você sente ela, é totalmente sentir”, reforça.
Foco nas redes sociais e abertura para parcerias
Atualmente, a cantora está concentrando esforços na produção de conteúdo para as redes sociais, como forma de expandir sua audiência. “Eu tenho focado bastante em gravar vídeos e mexer com as redes sociais para que mais pessoas possam me conhecer. Sempre deixo claro que faço evento e estou disponível para futuras parcerias”, completou.
Veja a entrevista na íntegra: