Cerca de 2.400 estudantes da rede estadual de ensino de Curitiba e da Região Metropolitana participaram nesta sexta-feira (23) da primeira edição da feira de Cursos e Profissões Universo UFPR 2025. O evento, promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), começou quinta-feira (22) e segue até domingo (25), no Centro de Eventos Positivo (no Parque Barigui) e, nesta semana, contou com a presença de 30 ônibus escolares da rede estadual, que levaram os alunos até o local.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) está presente com um estande interativo dedicado à divulgação de alguns dos programas e plataformas educacionais inovadores que fazem parte da rotina escolar do estudantes da rede de ensino no Estado. Além do Enem Paraná são apresentadas outras iniciativas da Seed-PR voltadas ao fortalecimento da aprendizagem, como o Leia Paraná e o Khanmigo.
A feira de Cursos e Profissões Universo UFPR 2025 reúne escolas públicas e privadas do ensino médio, universidades estaduais e federais, entidades e empresas, oferecendo ampla programação voltada à ciência, cultura, inovação e orientação profissional, além de discutir o impacto do Ensino Superior na vida de milhares de pessoas.
O estudante Márcio Aparecido Martins Júnior, 16 anos, do Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba (CEEP), faz curso técnico em Química. Ele visitou a feira com o objetivo de conhecer melhor os cursos da área e aprofundar seus conhecimentos para além da sala de aula. Interessado na graduação em Física, o estudante almeja ingressar na UFPR.
“Foi uma experiência muito importante para mim. Além de conhecer melhor os cursos, pude conversar com profissionais, tirar dúvidas e explorar outras possibilidades, como Computação e até áreas das Ciências Humanas. Isso ajuda bastante na hora de decidir qual caminho seguir”, disse.
Já para Yasmim Ribeiro dos Anjos, 17, também aluna do Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba, a feira serviu como bússola. Em dúvida entre dois cursos de graduação, ela aproveitou para tirar dúvidas e compreender em qual área melhor se encaixa.
“Sempre ouvi dos meus pais que seria lindo ter uma médica na família, então Medicina sempre esteve no meu horizonte. Mas também tenho um grande interesse por Psicologia. Ainda estou em dúvida, mas participar da feira está me ajudando muito a refletir sobre as opções. Conhecer os cursos de perto, conversar com quem já está na universidade e entender melhor o dia a dia de cada profissão faz toda a diferença. Já comecei a me preparar e quero escolher com consciência o que realmente combina comigo”, afirmou.
Iniciativas da rede
No estande da Secretaria da Educação do Paraná, entre os principais destaques está o Enem Paraná, Recurso Educacional Digital (RED) desenvolvido especialmente para estudantes da 3ª série do Ensino Médio. O recurso, lançado neste ano, oferece preparação completa para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, por meio de videoaulas, podcasts, simulados, banco de questões e relatórios personalizados, todos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na feira, os visitantes puderam explorar na prática as funcionalidades da ferramenta, com o apoio da equipe técnica da Seed-PR, utilizando chromebooks disponíveis no local.
De acordo com o coordenador do programa, Oriovaldo Alexandre, o Enem Paraná tem transformado a forma como os estudantes da rede pública se preparam para o vestibular e para o Enem. “O Enem Paraná permite que cada aluno estude no seu ritmo, inclusive offline. O retorno tem sido muito positivo, em poucos meses, muitos estudantes já estão utilizando o aplicativo, o que mostra o potencial real da ferramenta em ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior”, explicou Alexandre.
Outras plataformas
Além do Enem Paraná, o estande da Seed-PR também apresenta outras iniciativas da Seed-PR voltadas ao fortalecimento da aprendizagem, como o Leia Paraná (biblioteca digital que promove a leitura); o Khan Academy (para o aprendizado da Matemática); e o Khanmigo (tutor virtual baseado em Inteligência Artificial que oferece mediação pedagógica em tempo real).
“O que temos observado é que, por meio dos Recursos Educacionais Digitais e agora também com a implementação da IA como ferramenta auxiliar à educação, estão acontecendo importantes enriquecimentos do processo educacional, por meio do suporte individualizado, resposta de dúvidas em tempo real e adaptação de estratégias de ensino às necessidades específicas de cada aluno”, destacou Oriovaldo.
Robótica na prática
Comprovando a força do ensino da Robótica na rede estadual, a participação da equipe de robótica Manna Roosters 7033, do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, de Curitiba, apresentará alguns dos projetos desenvolvidos em sala, demonstrando como a robótica pode integrar diversas áreas do conhecimento, desenvolvendo habilidades técnicas e socioemocionais.
A equipe se destaca como uma das principais iniciativas do ‘Manna Team’, maior ecossistema de ensino, pesquisa, extensão e inovação em Tecnologias Exponenciais no Paraná e um dos maiores do Brasil. O grupo busca formar cidadãos com habilidades técnicas e socioemocionais, alinhados à inovação e à transformação digital, atuando em áreas como Internet das Coisas (IoT), Internet dos Drones (IoD), Inteligência Artificial (IA), Computação Quântica e Educação 5.0.
Neste contexto, os alunos do Colégio Padre Cláudio Morelli participam de eventos como a First Robotics Competition (FRC), competindo com robôs projetados e construídos pelos próprios estudantes. Além disso, os membros da equipe atuam como mentores em eventos como os Bootcamps de Internet das Coisas Robóticas (IoRT), promovendo a educação prática e o desenvolvimento de habilidades técnicas em jovens de diversas comunidades.
Ensino Médio na rede estadual
A rede estadual de ensino atende aproximadamente 356.756 estudantes no Ensino Médio, incluindo o Médio Integrado. Com foco na formação acadêmica e socioemocional, a rede oferece educação pública de qualidade, preparando os jovens para os desafios do mercado de trabalho. Projetos como robótica e cursos técnicos complementam o aprendizado, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos.
da AEN