Na manhã desta segunda-feira (26/05), uma ação conjunta das forças de segurança resultou na recuperação de um caminhão furtado no Rio Grande do Sul e na prisão de dois indivíduos em Toledo, no Oeste do Paraná. A operação contou com o apoio aéreo do Falcão 13, helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que localizou o veículo em deslocamento pela PR-467.
O caminhão, com placas IZO-7E85, foi avistado pela aeronave nas proximidades do distrito de Sede Alvorada. Imediatamente, uma equipe do Centro Integrado de Operações de Fronteira do Ministério da Justiça (CIOF/MJ) passou a acompanhar o veículo e deu ordem de parada utilizando sinais sonoros e luminosos. Os dois ocupantes do caminhão, no entanto, desobedeceram à ordem e tentaram fugir em alta velocidade.
Durante a perseguição, o condutor acessou uma estrada vicinal nas imediações da entrada de Toledo, onde parou o veículo. O passageiro se rendeu e deitou no chão, mas o motorista se recusou a obedecer às ordens policiais. Ao ser abordado, reagiu ativamente, tentando agredir um dos policiais. Diante da resistência, a equipe utilizou arma de fogo para conter o agressor, que foi atingido em um dos membros inferiores.
Equipes de apoio chegaram ao local e prestaram atendimento pré-hospitalar ao ferido, que foi encaminhado pelo SIATE a uma unidade hospitalar. O outro suspeito, que se entregou pacificamente, foi preso e, juntamente com o caminhão recuperado, encaminhado para os procedimentos legais.
A ação integrada demonstra a eficácia da atuação conjunta entre o policiamento aéreo, forças terrestres e unidades especializadas no combate à criminalidade na região de fronteira.
Veja no vídeo abaixo:
da PMPR