Domingo, 22 de Junho de 2025

Saiba quem são as vítimas da queda do balão em Santa Catarina

Oito mortos em acidente aéreo: mãe e filha, casais, médico e técnico de patinação estão entre as vítimas
2025-06-21 às 20:34

Uma tragédia abalou o município de Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, na manhã deste sábado (21), após a queda de um balão de ar quente com 21 pessoas a bordo. O acidente resultou em oito mortes e 13 sobreviventes, incluindo o piloto. As vítimas fatais já foram identificadas e pertencem a diferentes cidades do Sul do Brasil, entre elas profissionais da saúde, do esporte e famílias inteiras.

Quem são as vítimas fatais

As oito pessoas que morreram na tragédia são:

  • Leane Elizabeth Herrmann, de Concórdia (SC)
  • Leise Herrmann Parizotto, médica, filha de Leane, morava em Blumenau (SC)
  • Andrei Gabriel de Melo, 34 anos, oftalmologista de Fraiburgo (SC)
  • Leandro Luzzi, diretor técnico da Federação Catarinense de Patinação Artística, de Encantado (RS)
  • Juliane Jacinta Sawicki, engenheira agrônoma do Rio Grande do Sul
  • Fábio Luiz Izycki, 42 anos, natural de Barão de Cotegipe (RS), bancário do Banco do Brasil
  • Janaina Moreira Soares da Rocha, esposa de Everaldo, de Joinville (SC)

Entre as vítimas, destacam-se histórias marcantes:

  • Mãe e filha, Leane e Leise Herrmann, estavam acompanhadas de outra filha, Leciane Herrmann Parizotto, que sobreviveu ao acidente.
  • O casal Everaldo e Janaina da Rocha era de Joinville e estava acompanhado dos filhos, que conseguiram se salvar.
  • O casal Juliane Jacinta Sawicki e Fábio Luiz Izycki era do Rio Grande do Sul e deixou familiares e amigos consternados.
  • Leandro Luzzi era referência na patinação artística catarinense e sua morte gerou comoção entre atletas e colegas.

Sobreviventes

Das 21 pessoas a bordo, 13 sobreviveram, incluindo o piloto. Entre os sobreviventes estão familiares das vítimas, como Leciane Herrmann Parizotto, além de outros passageiros que conseguiram saltar do balão durante a emergência.

Circunstâncias do acidente

O incêndio teria começado no cesto do balão, possivelmente provocado por um maçarico. O piloto tentou realizar um pouso de emergência e, ao se aproximar do solo, 13 pessoas conseguiram sair. Com a redução de peso, o balão voltou a subir rapidamente, impedindo que as demais escapassem antes do agravamento das chamas. As causas do acidente estão sob investigação pela Polícia Civil e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).