Quarta-feira, 25 de Junho de 2025

Cidade catarinense registra sensação térmica de -29ºC

2025-06-24 às 14:59
Foto: Reprodução do Instagram/@prefeituradeurupema

Santa Catarina registrou, nesta terça-feira (24), a manhã mais fria do ano no Brasil. O município de Urupema, na serra catarinense, teve a menor temperatura: -8,1°C. Com ventos de até 45 km/h, a sensação térmica chegou a -29°C, de acordo com dados da Epagri/Ciram, órgão de monitoramento meteorológico do estado.

O frio extremo provocou geada generalizada em várias regiões, inclusive em áreas onde não havia previsão, segundo informou a Defesa Civil.

Além de Urupema, outras cidades serranas também enfrentaram temperaturas negativas. Em Urubici os termômetros marcaram -6,8°C, em São Joaquim -5,7°C e em Água Doce -4,7°C. No Vale do Itajaí, houve registro pontual de temperatura abaixo de zero, e o Litoral catarinense amanheceu com mínimas próximas de 0°C.

A onda de frio é provocada por uma intensa massa de ar polar, característica do inverno no Sul do país. A previsão da Epagri/Ciram é de que as baixas temperaturas persistam até a manhã de quarta-feira (25), com nova formação de geada em diversas regiões. Durante o dia, as máximas devem variar entre 12°C e 16°C.

Na quinta-feira (26), a chegada de uma nova frente fria deve mudar o tempo no estado, com previsão de chuva, ventos fortes, raios e possibilidade de granizo. As temperaturas seguirão baixas no restante da semana.

A condição do mar também inspira cuidados. Ventos intensos devem manter o mar agitado nos próximos dias, e a orientação é de atenção redobrada para atividades de pesca e navegação.