Sábado, 05 de Julho de 2025

Estado intensifica vacinação e pede ao Ministério da Saúde urgência no envio de mais doses

2025-07-01 às 13:06
Foto: Edu Vaz/ D’Ponta News

Mesmo diante do desabastecimento de vacinas da gripe em alguns municípios, incluindo Ponta Grossa, o Paraná segue incentivando a população a se imunizar e cobrando ativamente o envio de novas remessas ao Ministério da Saúde. O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, conversou com a equipe de jornalismo do D’Ponta News para esclarecer a situação e garantir que o Estado está mobilizado para manter a vacinação ativa em todas as regiões.

De acordo com o secretário, o Paraná é hoje uma referência nacional na logística de distribuição de vacinas. Ele reforça que todo o sistema estadual de saúde está organizado e pronto para a entrega imediata dos imunizantes, assim que o Governo Federal repassar novas doses. “O Estado do Paraná é modelo para o Brasil na agilidade da distribuição das vacinas”, afirmou.

Beto Preto reconheceu que a dificuldade vivida por Ponta Grossa é real e vem sendo enfrentada com esforço. A preocupação é com a manutenção da vacinação contínua, principalmente diante da boa adesão da população paranaense. “Se está precisando remanejar é porque o povo do Paraná está fazendo sua parte de vacinar”, ressaltou, ao comentar o remanejamento de doses feito pela prefeitura.

Segundo ele, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) está cobrando o Ministério da Saúde para que envie novas doses o mais rápido possível. “Estamos fazendo todo o esforço possível para que venham mais vacinas para o Paraná”, disse.

Em Ponta Grossa, a situação já motivou ações emergenciais. Sem receber novas doses desde o pedido feito no início de junho, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou nesta terça-feira (1º) um remanejamento de vacinas da gripe para garantir o abastecimento temporário nas 24 salas de vacinação da cidade.