REVISTA – Reflexão, inspiração e celebração. Esses foram os temas do evento exclusivo que comemorou os 35 anos do Grupo GMAD, uma das principais referências no setor moveleiro. O encontro aconteceu no último dia 19 de março, no espaço Mirante dos Campos, e contou com a presença de cerca de 220 fornecedores e parceiros, destacando a importância deles para a trajetória de sucesso da empresa que tem a sua sede em Ponta Grossa. Também estiveram presentes 90 sócios, considerados cruciais na construção da liderança e responsabilidade do grupo no mercado.
Para José Álvaro Góes, um dos fundadores da GMAD, ao lado de João Miguel Maia Neto, o evento foi importante por ter prestigiado os fornecedores da empresa e também por ter reunido todas as pessoas que fazem parte do Grupo GMAD. “Todo ano nós fazemos um evento para os nossos fornecedores e apresentamos a contribuição de cada um deles referente ao ano anterior. É sempre bom para eles saberem em que posição eles estão dentro do grupo, se podem crescer mais, se podem melhorar mais. Isso é muito importante. Além disso, foi muito gratificante celebrar esses 35 anos de história com todas as pessoas que formam o Grupo GMAD”, afirma.
A gerente de marketing da empresa, Fabiane Arcenio, destaca ainda que o encontro foi marcado por um clima de networking e confraternização. “Nós enviamos um convite com um espelho convidando os nossos fornecedores, parceiros e sócios a refletirem sobre os 35 anos do Grupo GMAD no mercado e nas suas vidas”, relata, acrescentando que o evento contou com ações de ativação, vídeos de depoimentos, decoração da mesa e até espelhos de banheiro com detalhes para estimular essa reflexão.
Durante a noite, os fundadores da GMAD fizeram uma prestação de contas detalhada, incluindo a apresentação de dados estratégicos e resultados financeiros. Em 2025, o faturamento da empresa alcançou impressionantes R$ 2,9 bilhões, um marco significativo em sua história. O grupo possui atualmente mais de 100 unidades e está presente em 4.500 cidades, oferecendo 25 mil itens para móveis, como painéis de madeira, acabamentos, ferragens, ferramentas e maquinários. “Hoje nós temos 4.500 colaboradores e 75 mil marceneiros, provavelmente mais de 100 mil pessoas são impactadas diretamente por nossa rede”, ressalta Fabiane.
A comemoração ganhou um toque especial com uma apresentação surpresa da dupla sertaneja Bruno & Marrone, que abrilhantou o evento com hits como “Dormi Na Praça”, “Vida Vazia” e “Choram as Rosas”.
Uma história de muito trabalho
Antes de fundar o Grupo GMAD, Góes já havia trabalhado como frentista, lavador de carros, vendedor de sorvetes e engraxate na praça Barão do Rio Branco, no coração de Ponta Grossa. Em meio a tantos desafios, ele nutria o sonho de ter uma casa, um carro e o próprio negócio. “Eu não queria ser funcionário, eu queria ser empreendedor e ser dono do meu próprio nariz. Ter a minha empresa significava liberdade, energia e envolvimento com outras pessoas para criar algo”, lembra.
Em 1990, ele descobriu que a Ibema, empresa onde trabalhava na época, estava vendendo uma parte dos negócios e convidou o cunhado, João Miguel, para se juntar a ele na compra de uma dessas lojas. “O problema é que nenhum dos dois tinha dinheiro. A parte do meu cunhado, nós convencemos o meu sogro a dar. A minha parte veio de um carro novinho da minha irmã”, relata, entre risos.
Os dois sócios passaram a se dedicar à revenda de produtos para marcenaria e logo perceberam que, para comprar melhor, precisavam de mais unidades. “Nós começamos a convidar algumas pessoas de confiança do entorno e envolver mais gente para todos ganharem. Hoje, nós percebemos que essa é a essência do grupo: integrar pessoas e promover a prosperidade por meio do trabalho”, afirma.
No início, a primeira loja bancava as demais, e o maior desafio foi conseguir capital para financiar os clientes e a abertura de mais unidades. “O marceneiro assumia um projeto, o cliente pagava uma parte e a outra ele financiava conosco, que comprávamos do fabricante pagando à vista. Ou seja, boa parte da confiança nessa jornada ficava, e fica até hoje, por conta da GMAD”, explica. Com o tempo, a boa reputação da empresa permitiu conquistar o apoio de fornecedores e prazos mais compatíveis com a necessidade da ponta.
Jornada do herói
“Esse início é muito simbólico para nós. Foi uma verdadeira jornada do herói”, afirma Maia Neto. “Tudo o que nós somos hoje, devemos aos fornecedores que acreditaram no nosso potencial e na nossa integridade e permitiram que saíssemos do pagamento à vista”, explica, acrescentando que, com isso, a empresa foi ganhando corpo até chegar a dez unidades na primeira década de atividade. “Foi uma fase de conquistar credibilidade, expandir entre conhecidos e se consolidar no Paraná”, aponta.
Após conquistar seu espaço, o Grupo GMAD começou a crescer rapidamente, alcançando novos estados. Até 2010, a empresa chegou a quase 20 lojas e expandiu a sua atuação para o sudeste e centro-oeste. É nesse período que ocorre a introdução de produtos da marca própria e a criação da associação, que catapultou a empresa para o sucesso. “Através desse novo modelo de governança, nós triplicamos as nossas unidades e conquistamos melhor capilaridade no mercado. Isso permitiu uma ampliação do conhecimento e da capacidade de realização, além de um volume gigante”, avalia.
Maia Neto observa que, quando olha para trás e vê toda essa trajetória, é impossível não pensar no poder do trabalho e da confiança. “Ao longo desses 35 anos, nós impactamos a forma como os marceneiros trabalham. Inicialmente por acreditar neles e financiá-los, e hoje por oferecer muita inovação em produtos e formas de produzir. Isso é transformação”, destaca, ressaltando que nos próximos anos a empresa pretende chegar a um número cada vez maior de marceneiros. “Queremos lojas robustas em cada cidade, pois só assim temos como entregar a nossa proposta de valor e ser útil na vida desses profissionais”, avalia.
Laços com a comunidade
O sócio-diretor Ovande Bueno Júnior observa que, ao longo de mais de três décadas de atuação, o Grupo GMAD criou fortes laços com a comunidade. “Os nossos fundadores têm muita gratidão por tudo o que a cidade nos permitiu alcançar e sempre trabalharam nessa troca. Podemos dizer que a empresa ajudou o bairro de Uvaranas a crescer, embora o objetivo inicial tenha sido apenas facilitar o acesso dos marceneiros a soluções para os seus projetos”, avalia, destacando que cerca de duas mil marcenarias em um raio de 100 quilômetros foram beneficiadas. “Quando não reinvestimos os ganhos no negócio, seguramente Ponta Grossa recebe boa parte desses investimentos. Além disso, a nossa parte social é muito forte e sempre estivemos presentes nos momentos de maior necessidade e em ações que possam melhorar a vida da comunidade”, acrescenta.
Bueno Júnior acredita que essa preocupação social faz parte essência da empresa, que tem como valores a integridade, as relações de confiança, a paixão pelo trabalho, o empreendedorismo e a sustentabilidade. “Esses valores não são apenas palavras bonitas em um papel, eles são parte do Álvaro e de cada sócio que está conosco”, reforça, mencionando ainda que a influência de Álvaro está por todos os lados. “A personalidade dele molda a personalidade do nosso grupo. Ele é nossa referência maior, e as pessoas que ele trouxe, ou as que elas trouxeram, têm características muito similares. Vem daí o sucesso do modelo de negócio que adotamos”, avalia.
Um futuro maior e mais inovador
Álvaro Góes revela que os planos da GMAD para o futuro consistem em expandir a sua atuação, principalmente no norte e nordeste. “Somos muito respeitosos com a área de atuação de cada loja, mas sabemos que a nossa logística pode alcançar ainda mais cidades”, afirma. Embora 99% das vendas aconteçam pelas lojas físicas, a empresa deve continuar investindo na presença digital e logística omnichannel, garantindo que marceneiros de qualquer localidade possam realizar pedidos de forma fácil e confiável.
Além de ampliar o portfólio de produtos, a empresa também pretende aperfeiçoar ainda mais o preparo dos vendedores. “Ainda há muito o que se extrair da estrutura existente. Estamos em pleno desenvolvimento de uma cultura de indicadores que permite vender mais e melhor”, explica, acrescentando que a marca própria também deve ganhar mais força nos próximos anos.
A inovação, segundo o empresário, será um dos grandes destaques da GMAD no futuro, principalmente em relação à capacidade produtiva oferecida ao marceneiro. “Ele também está sofrendo com a falta de mão de obra, e os nossos centros de serviços permitem resolver isso, já que contam com linhas mais automatizadas. Além disso, a inteligência artificial começa a mudar os nossos processos e deve ajudar a melhorar a eficiência operacional”, aponta, acrescentando que o programa Empreenda Marcenaria, que oferece formação on-line para marceneiros, deve criar uma comunidade de aprendizado. Hoje, o programa já conta com dois mil participantes, impactando diversos negócios e criando um círculo virtuoso de crescimento.
Confira registros do evento que marcou os 35 anos do Grupo GMAD
Texto publicado originalmente na edição 307 da Revista D’Ponta