Nesta quinta e amanhã, dias 3 e 4, o Festival de Recitais “Por Dentro do Conserva”, realizado pelo Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa, segue com uma programação intensa, que une tradição e diversidade em apresentações que valorizam o trabalho dos alunos e professores da instituição.
Com um clima intimista e acolhedor, as apresentações acontecem em dois espaços culturais da cidade: o Auditório do Conservatório Maestro Paulino e o Auditório B do Cine-Teatro Ópera, levando a música erudita a novos públicos, de forma acessível e democrática.
A programação da quinta-feira tem início às 18 horas, no Auditório do Conservatório, com os alunos de violoncelo dos professores Bruno Rosa e Monan Bittencourt. Eles apresentarão peças em conjunto, com destaque para canções russas, sonatas e obras de Antônio Vivaldi, explorando a riqueza sonora do instrumento em formações coletivas.
Às 19h30, no Auditório do Conservatório, ocorre o recital de canto do professor Rubens Rosa, com repertório que inclui canções do período pré-Bossa Nova, proporcionando ao público uma viagem por estilos e composições que antecedem um dos movimentos mais marcantes da música brasileira. Simultaneamente, às 19h30, no Auditório B do Cine-Teatro Ópera, os alunos de saxofone apresentam um recital com orientação do professor Amauri Carvalho, trazendo peças de Johann Sebastian Bach, Claude-Henry Joubert, além de um segmento mais eclético, com composições de Hermeto Pascoal e Pixinguinha, evidenciando a versatilidade do instrumento e seu diálogo entre o erudito e o popular.
Encerrando a noite, às 21 horas, no Auditório do Conservatório, os alunos de trompete do professor Cleverson Carneiro apresentam obras de compositores consagrados como Handel e Verdi, em performances que unem técnica e expressividade vocal e instrumental.
Sexta-feira
A programação segue na sexta-feira, dia 4, com mais três recitais no Auditório do Conservatório Maestro Paulino. Às 18 horas os alunos de violino dos professores Marco Ferri e Félix Barradas apresentam um repertório com obras de Haydn, Mozart e Bach, revelando a disciplina e sensibilidade exigidas para a interpretação do violino solo e em grupo. Às 19h30, novamente com os alunos do professor Rubens Rosa, acontece mais um recital de canto, desta vez voltado à música de câmara e às áreas de ópera.
E para fechar a noite, às 21 horas, os alunos de violão do professor Rafael Novossad sobem ao palco com um repertório refinado, incluindo obras de Bach, músicas catalãs e outros compositores que ampliam a paleta sonora do instrumento.
da assessoria