Em entrevista exclusiva para o programa Ponto de Vista, apresentado por João Barbiero, na Rede T de Rádios, para todo o Paraná, neste sábado (5), e para o portal D’Ponta News, a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann comentou a respeito das eleições internas do PT. O Partido dos Trabalhadores realiza, neste domingo (6), das 9h às 17h, o Processo de Eleição Direta (PED 2025), que vai definir os novos presidentes Nacional, Estaduais e Municipais das executivas e diretórios. No Paraná, 104 mil petistas vão às urnas neste domingo (6).
Na análise de Gleisi, o PED reflete um sinal de que o PT é um partido organizado e que, democraticamente, discute, mas, após as decisões tomadas, todos caminham juntos. Particularmente, na oportunidade, falou sobre as eleições para a Executiva Estadual do Paraná, onde tem apoiado a reeleição do presidente Arilson Maroldi Chiorato, líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa (Alep).
Gleisi entende que Arilson foi um militante muito presente, nos momentos mais difíceis do PT e, depois, organizou todo o partido para as eleições, tanto as gerais, com a eleição de deputados federais e estaduais, quanto nas municipais, com a eleição de vereadores. Neste momento, Gleisi considera que a reeleição de Arilson representa a melhor alternativa para o PT no Paraná.
A presidente nacional do PT também teceu elogios aos demais candidatos à presidir a Executiva Estadual do PT no Paraná. Segundo ela, o Partido dos Trabalhadores sai extremamente fortalecido, depois desse período de debates e discussões por todo o Brasil, para as eleições internas da legenda.
Gleisi convoca a todos os filiados aptos a votar para que procurem os locais de votação, no domingo (6) e participem do PED 2025 para a escolha do presidente nacional, da Executiva Estadual e dos Diretórios Municipais, para esta nova fase do Partido dos Trabalhadores.
Conforme a atual presidente nacional, pelo fato de o PT ser extremamente organizado, historicamente, isso faz com que cada município e cada estado tenha suas convicções partidárias e liberdade de decidir as alianças políticas e definir as candidaturas. Consulte aqui os locais de votação.
Gleisi está no Paraná e vota em Curitiba, neste domingo (6), e já declarou voto em Arilson Chiorato, candidato à reeleição.
No Paraná, além de Arilson Chiorato, concorrem: Professor Hermes Leão, Tadeu Veneri e Zeca Dirceu. Os eleitores votam pelo menos seis vezes: três votos para presidência (municipal, estadual e nacional) e três votos para as chapas (municipal, estadual e nacional).
Para a Presidência Nacional do Partido, são candidatos: Edinho (Edson Antonio da Silva); Romenio Pereira, Rui Falcão e Valter Pomar.
Para o diretório municipal de Ponta Grossa, são candidatos: Claudir Messias da Rosa e o vereador Guilherme Mazer.