A Prefeitura de Castro acompanha o caso do homem preso no mês passado por manter 38 cachorros em situação de maus-tratos. Segundo a assistente social Adriana Halat, desde 2018 o município oferece benefícios assistenciais ao cidadão, mas ele se recusava a recebê-los. “As intervenções possíveis foram realizadas, porém não tivemos adesão do cidadão. Ele acessou alguns benefícios, os que teve interesse, mas não podemos obrigá-lo a receber aquilo que ele recusa”, explica.
A Secretaria de Assistência Social já havia sido procurada por familiares e disponibilizou atendimento para ele na Casa Pop, que acolhe moradores em situação de rua. “Mas é necessário que ele queira ficar lá, pois não podemos mantê-lo contra a sua vontade”, conta a diretora de Programas e Proteção Social, Cleide Agostinho.
Além do atendimento social, o setor de Obras e Serviços da Secretaria de Governo também realizou a limpeza do terreno onde o homem vivia. Em dois dias de trabalho, foram retirados nove caminhões de entulhos, totalizando mais de 100 toneladas de lixo acumulado. “Estamos conseguindo retirar todos esses entulhos e lixos, mas é muito triste saber que esse senhor vivia nessas condições junto com os cachorros”, destaca a coordenadora de Vigilância em Saúde, Natalie Cotrim Zahdi.
Entenda o caso
No último dia 23, a Polícia Civil do Paraná prendeu um homem de 57 anos após denúncias de maus-tratos a animais. O suspeito vivia em um terreno na Vila Rio Branco, onde acumulava toneladas de lixo e mantinha pelo menos 38 cães — muitos sem água, comida, e com ferimentos e tumores. Os animais foram resgatados e encaminhados para tratamento no canil municipal, onde passaram por banho, desverminação e castração. Ele foi solto pela Justiça na última sexta-feira (04) e segue em liberdade provisória até julgamento.
Adoção
Agora, os animais estão à disposição para adoção e aguardam um novo lar. “A esperança é que a população ponha a mão no coração e adote esses cães. E eles são lindos. É uma vida nova para eles. Estão traumatizados, se escondem de medo. É uma situação difícil”, conta a servidora do canil, Suzane Maria Meter. O canil fica na Rua Oscar Marfut, 1.601, na Vila Rosário, e pode ser contatado pelo WhatsApp: (42) 2122-5322.
da assessoria