Terça-feira, 08 de Julho de 2025

Brasil registra primeiros casos da nova variante da covid-19

2025-07-08 às 10:07

O Brasil confirmou oito casos da nova variante da Covid-19, denominada XFG, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde. A identificação foi feita por meio de sequenciamento genômico, e os casos ocorreram nos estados do Ceará (seis registros) e de São Paulo (dois). Não houve registro de mortes entre os infectados.

A nova variante, segundo o RIC Mais, já foi detectada em 39 países, conforme relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). O destaque fica para o Sudeste Asiático, onde a presença da XFG saltou de 17,3% para 68,7% dos casos em junho.

Apesar do aumento em determinadas regiões, a OMS avaliou que o risco global relacionado à nova cepa é baixo. O principal motivo é a eficácia mantida pelas vacinas já existentes contra a variante, o que contribui para evitar quadros graves e reduzir a letalidade.

O Ministério da Saúde reforçou a importância da imunização e reiterou a orientação da OMS. Em nota oficial, informou que a “vacinação contra a Covid-19 é segura e protege contra as variantes em circulação, sendo a principal forma de prevenir casos graves da doença e mortes”.