Quarta-feira, 09 de Julho de 2025

Fábrica pega fogo e espalha fumaça tóxica em Araucária

Fumaça química mobiliza equipes de emergência e leva 14 pessoas a unidades de saúde
2025-07-08 às 20:43
Ilustração / Divulgação

Um incêndio atingiu, na tarde desta terça-feira (8), a fábrica de painéis de madeira da empresa Berneck, localizada na Rua Tangará, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. O fogo teve início por volta das 15h em um gerador no setor de produção e se espalhou rapidamente pelas instalações. Segundo relatos apurados no local pela RIC, a brigada de incêndio da própria empresa tentou conter as chamas, mas não conseguiu impedir o avanço do fogo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e seis ambulâncias do SAMU, Siate e do município foram deslocadas para atender as vítimas.

No total, 23 funcionários relataram sintomas de intoxicação após inalar fumaça química. Destes, 14 foram encaminhados para unidades de saúde do município, enquanto nove recusaram atendimento hospitalar. O subtenente Mello, do Corpo de Bombeiros, destacou a importância da atuação dos brigadistas: “Houve uma propagação razoável do fogo. Os brigadistas relataram a inalação de fumaça e foram encaminhados às unidades de saúde do município. Foi fundamental o trabalho deles, pois fizeram a contenção inicial. Se não fosse a atuação deles, o incêndio seria maior.”

Apesar da gravidade da situação e da mobilização de socorristas, a brigada de emergência conseguiu evacuar o prédio, evitando uma tragédia de maiores proporções.

A Berneck, por sua vez, não permitiu que funcionários concedessem entrevistas. Em nota oficial, a empresa informou que o princípio de incêndio foi rapidamente controlado pela brigada interna, negou a existência de feridos e afirmou que todos os colaboradores estão em segurança. Como medida preventiva, a produção foi temporariamente interrompida até a completa extinção do fogo. A empresa reforçou seu compromisso com a segurança dos funcionários e com a transparência na comunicação de ocorrências relevantes.