Nesta quarta-feira (09), os vereadores aprovaram, em 1ª discussão, com 17 votos favoráveis, na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), o Projeto de Lei n° 170/2025, de autoria do vereador Pastor Ezequiel (DC), que institui no Calendário Oficial de Ponta Grossa, o ‘Dia Municipal do Gari’, a ser celebrado anualmente no dia 16 de maio.
De acordo com a proposta, a escolha pelo dia 16 de maio foi motivada por um evento simbólico realizado no Rio de Janeiro em 1962, quando houve um grande mutirão de limpeza na cidade, destacando a importância do trabalho realizado pelos garis.
Autor do PL, o vereador Pastor Ezequiel (DC) destaca a importância da valorização da categoria. “A profissão de gari é um serviço fundamental para as cidades e para a saúde pública. A limpeza eficiente dos logradouros públicos, o controle de pragas, manutenção de rios, canais e praias, bem como das galerias de esgotos, são práticas que ajudam a conter doenças e epidemias. Parabenizo a todos aqueles que, faça chuva ou faça sol, cuidam para que as cidades fiquem ainda mais bonitas, limpas e salubres”, disse o vereador.
O projeto segue para votação em segunda discussão na próxima segunda-feira (14).
As informações são das assessorias.