Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Justiça determina internação de adolescente após ataque fatal em escola

2025-07-09 às 18:46

A Justiça do Rio Grande do Sul determinou, na noite de terça-feira (8), a internação provisória do adolescente de 16 anos responsável pelo ataque à Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, no município de Estação, norte do estado. O ataque, ocorrido na manhã do mesmo dia, resultou na morte de Vitor André Kungel Gambirazi, de 9 anos, e deixou outras duas crianças e uma professora feridas.

A decisão judicial, assinada pela juíza Daniela Conceição Zorzi, prevê a internação do adolescente por 45 dias, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Ministério Público apontou que o jovem cometeu atos infracionais análogos aos crimes de homicídio e tentativas de homicídio. O processo tramita em segredo de Justiça, devido ao envolvimento de menores de idade.

Segundo especialistas, por ser menor de idade, o adolescente não pode ser responsabilizado penalmente como um adulto. Ele responderá por ato infracional e cumprirá medida socioeducativa de internação, que pode durar até três anos, com revisões periódicas a cada seis meses. Mesmo que ultrapasse os 18 anos, o caso não constará em sua ficha de antecedentes criminais.

Velório e comoção na comunidade

O corpo de Vitor André Kungel Gambirazi está sendo velado nesta quarta-feira (9) em Getúlio Vargas, município vizinho a Estação, com sepultamento previsto para as 14h no Cemitério Municipal local. A cerimônia de despedida começou ainda na noite anterior e mobilizou familiares, amigos e moradores, que lamentam profundamente a perda e destacam a “imensa lacuna” deixada pelo menino na comunidade escolar e local.

A prefeitura de Estação decretou luto oficial de três dias e suspendeu as aulas em toda a rede municipal por tempo indeterminado. Um espaço de acolhimento com profissionais foi criado para oferecer suporte psicológico a alunos, familiares e funcionários da escola.

Detalhes do ataque e resposta das autoridades

O ataque ocorreu por volta das 10h, quando o adolescente entrou na escola portando dois facões e rojões, segundo a Brigada Militar. Ele atingiu fatalmente Vitor e feriu outras duas meninas de 8 anos e uma professora de 34 anos, que tentaram intervir. O agressor foi contido por um monitor e por pessoas da comunidade, sendo apreendido em seguida. As motivações do crime ainda estão sob investigação, mas sabe-se que o adolescente fazia acompanhamento psiquiátrico há mais de um ano.

O governador do estado e o ministro da Educação manifestaram solidariedade às vítimas e determinaram o envio de equipes de apoio psicológico e reforço à segurança escolar. A comunidade de Estação segue mobilizada em luto, buscando forças para superar a tragédia e garantir proteção às crianças e profissionais da educação.