A quadragésima edição dos Jogos Estudantis Municipais (JEM) em 2026 terá mais uma modalidade a ser disputada durante a competição. Adicionada aos jogos municipais através do Projeto de Lei 130/2025, a proposição de autoria do vereador Fábio Silva (Republicanos) também estabelece a criação do Programa de Incentivo à prática de Ginástica Rítmica. A medida quer promover e estimular a prática da modalidade em Ponta Grossa.
Votado na sessão ordinária desta segunda-feira (14), o PL propõe a concessão de bolsas e benefícios a atletas de destaque com o objetivo de fomentar o alto rendimento e a participação em competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Além do incentivo aos atletas, o projeto prevê a criação de espaços públicos e privados adequados para a prática da modalidade.
Autor do projeto, o vereador Fábio Silva defende que a ginástica rítmica é uma modalidade olímpica, que além de desenvolver habilidades motoras, físicas e de coordenação, também contribui de maneira significativa para a formação de caráter e da autoestima dos praticantes. “Com esse projeto queremos estimular o surgimento de talentos locais e a participação de campeonatos regionais, colocando Ponta Grossa em posição de destaque no cenário esportivo”, pontua.
da CMPG