Sexta-feira, 18 de Julho de 2025

Prefeitura pode anunciar nova UPA para reforçar atendimentos de urgência em Ponta Grossa

Unidade será a quarta da cidade e deve seguir o mesmo modelo da UPA Uvaranas, que já impacta positivamente na redistribuição dos atendimentos
2025-07-17 às 15:26
A nova unidade deve seguir os mesmos moldes da UPA Uvaranas, inaugurada no último mês de junho | Foto: Fyama Eschipio

A expectativa em torno do anúncio de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para Ponta Grossa, previsto para esta quinta-feira (17), acabou não se confirmando. Embora a cerimônia de lançamento estivesse agendada para as 16h30 no gabinete da prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil), houve alteração na programação, e o detalhamento oficial sobre a implantação da nova unidade na região da Vila Maria Otília, bairro Colônia Dona Luiza, ficou para outro momento.

Segundo apurado pelo D’Ponta News, o anúncio deve ser feito ainda em breve. Com a futura nova estrutura, Ponta Grossa passará a contar com quatro UPAs – um reforço importante para o atendimento emergencial no município. Segundo informações preliminares, a unidade será instalada no imóvel atualmente ocupado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, na Colônia Dona Luiza, ampliando a cobertura da saúde na zona oeste da cidade.

A expectativa é que a construção repita o padrão da recentemente inaugurada UPA Uvaranas. Desde a abertura dos atendimentos em 4 de junho, a unidade Uvaranas tem recebido uma média de 253 pacientes por dia, desempenho 12,4% superior à capacidade contratual de 225 atendimentos. Esse aumento contribuiu para a redistribuição das demandas e para uma leve redução nos atendimentos das UPAs Santa Paula (de 338 para 320 atendimentos diários) e Santana (de 225 para 218 atendimentos diários), aliviando o fluxo e melhorando o atendimento em toda a rede.

Com estrutura de 1.400 metros quadrados, a UPA Uvaranas conta com três consultórios médicos, sala de emergência, 11 leitos de observação, áreas de medicação, sutura, eletrocardiograma e raio-X, além de equipe multidisciplinar com mais de 170 profissionais especializados. Até o momento, a Prefeitura não divulgou informações detalhadas sobre cronograma, valor do investimento ou especificidades do novo projeto. A reportagem do D’Ponta News acompanha o tema e trará novas atualizações assim que o Executivo municipal oficializar o anúncio.