Sexta-feira, 18 de Julho de 2025

Veja o vídeo de apresentação da nova policlínica de Ponta Grossa

Investimento superior a R$ 30 milhões garante unidade moderna, referência no estado e com atendimento 100% custeado pelo SUS
2025-07-17 às 19:17

A cidade de Ponta Grossa foi escolhida para receber uma nova Policlínica pelo Novo PAC Saúde, tornando-se o único município do Paraná contemplado com uma obra deste porte na etapa mais recente do programa federal. Com investimento de mais de R$ 30 milhões, o anúncio foi realizado nesta quinta-feira (17) pelo deputado federal Aliel Machado (PV-PR) e pela prefeita Elizabeth Schmidt.

A unidade será construída nas proximidades da UPA Santa Paula, incluindo estrutura completa para centralizar atendimentos especializados, exames gráficos, de imagem e pequenos procedimentos em um único local. O objetivo declarado é reduzir filas de espera e ampliar o acesso da população aos serviços de média complexidade, com todos os atendimentos custeados integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Estrutura inédita e atendimento exclusivo

Projetada para ser referência regional, a nova Policlínica terá 40 consultórios dedicados a especialidades diversas — como oftalmologia, ortopedia, neurologia, ginecologia e gastroenterologia. O espaço ainda irá contemplar:

  • Duas salas de cirurgia e oito leitos para preparo e recuperação cirúrgica.
  • Setor de diagnósticos com sala para raio-X, tomografia, mamografia, ressonância magnética, quatro salas de ultrassom e outras para eletrocardiograma e audiometria.
  • Ambientes especiais para tratamento de feridas complexas, acolhimento a vítimas de violência, reabilitação física (com 100 m² voltados para fonoaudiologia e terapia ocupacional) e espaço para pacientes pré-diabéticos.
  • Um posto laboratorial com quatro módulos, dedicado à coleta e análise de exames.
  • A estrutura foi planejada para suprir “vazios assistenciais”, promovendo eficiência no fluxo de atendimentos e diminuindo o tempo de espera por exames e consultas com especialistas.

Impacto local e novas conquistas para a saúde

De acordo com o deputado Aliel Machado, a obra representa uma conquista histórica e o início de um ciclo de “respeito e dignidade” no atendimento à saúde do município. A prefeita Elizabeth Schmidt frisou o avanço, apontando o projeto como “mais um passo para virar a chave na saúde”, citando melhorias recentes, como a criação da UPA Uvaranas, os Superpostos e a modernização das Unidades de Saúde.

A iniciativa integra um conjunto de ações articuladas entre Prefeitura, mandato parlamentar e Governo Federal, que inclui:

  • Nova torre do Hospital Regional.
  • Nova Maternidade da Santa Casa.
  • Novo Centro de Reabilitação (CER-4).
  • Implantação de bunker com acelerador linear no Centro de Radioterapia.
  • Previsão de novas Unidades Básicas de Saúde para a cidade.

Segundo Aliel, esses investimentos são fruto de uma atuação conjunta “sem amarras, com responsabilidade e diálogo”, enfrentando o antigo déficit no atendimento da saúde pública em Ponta Grossa.

Das assessorias.