Neste sábado (19), o secretário de Estado das Cidades (Secid), Guto Silva, foi entrevistado no programa Ponto de Vista, transmitido pela Rádio T e apresentado por João Barbiero. Durante a entrevista, ele comentou sobre o trabalho realizado na secretaria.
Luiz Augusto Silva, também conhecido como Guto Silva, nasceu em Maringá e já atuou como deputado estadual por dois mandatos (2015 a 2022). Foi também empresário, professor universitário, consultor internacional de negócios e foi Chefe da Casa Civil do Estado do Paraná (2019 a 2022).
Volume de obras
O secretário pontuou que ele viaja por todo o estado através do trabalho realizado pela secretaria. “O trabalho realizado possui um grande volume de obras. Ela é a antiga Secretaria de Obras, que hoje é a Secretaria das Cidades”, explica. “Através dela, o contato é feito diretamente com os prefeitos, então todas as semanas conversamos com muitos prefeitos, que estão buscando investimentos [para seus municípios]”, acrescenta.
Guto aponta que o momento do Paraná é muito bom e isso faz com que o Estado tenha condições de realizar esses investimentos nas cidades. “Estamos percorrendo todo o Paraná, porque temos dinheiro no caixa e ele está equilibrado. [Diante disso], temos obras em todas as cidades do estado”, ressalta.
Preparação para o atual momento
Silva afirma que o Estado se preparou para viver esse momento pujante e de investimentos nos municípios. “No primeiro mandato do governador Ratinho Júnior, uma séria de medidas importantes e duras [foram tomadas]. Isso possibilitou que o Paraná estivesse com o caixa em dia e [possibilitasse a realização dessas obras]”, assegura. “A gente sempre fala que o Estado é igual a unha, ou seja, se não apararmos ele todas as semanas, ele volta a crescer. Então é necessário ter uma gestão que possibilite esse trabalho que está sendo realizado”, complementa.
O secretário pontua que as obras movimentam o mercado de trabalho paranaense. “Vivemos um momento muito importante, com muitas obras, que têm o objetivo de melhorar a vida das pessoas, por todo o Paraná. Além disso, elas geram muitos empregos na área da construção civil”, destaca. “O Paraná tem sido essa locomotiva de geração de empregos no Brasil, também devido aos investimentos públicos que são possíveis de serem realizados”, acrescenta.
‘Asfalto Novo Vida Nova’
Guto explica que o recurso é liberado em Curitiba e ele busca ‘rodar’ por todo o estado para entender quais são as reais necessidades e realizar as obras. “Eu gosto de colocar a botina na terra, pois não sou daquele tipo de secretário que fica apenas atrás da mesa”, pondera. “Após fazermos as negociações com os prefeitos, é importante acompanhar a obra e ver como ela está evoluindo”, afirma.
O programa ‘Asfalto Novo Vida Nova’ faz parte do Plano de Governo 2023-2026 do Governador Ratinho Júnior, com a destinação de recursos financeiros do Orçamento Estadual para a área de Infraestrutura e Mobilidade, especificamente a Requalificação Urbana e a Transformação das Cidades.
“Através desse programa, estamos com obras em todo o estado. Nos Campos Gerais, por exemplo, todos os municípios serão 100% asfaltados. Na região Noroeste do estado está acontecendo exatamente a mesma coisa. Nós liberamos uma primeira leva de recursos para a realização do asfalto e, agora, iremos para um segundo trecho com o objetivo de asfaltar completamente as cidades”, ressalta.
O secretário destaca a importância da secretaria para municípios pequenos. “É importante lembrar que as cidades pequenas [até 20 mil habitantes] não têm dinheiro suficiente em caixa para fazer uma obra de R$ 15 a 20 milhões. Então alguns municípios têm apenas 30% do seu território asfaltado e isso já se prolonga há muito tempo”, pontua. “Esses investimentos [que estamos fazendo] têm possibilitado essas mudanças muito significativas nas cidades”, finaliza.
Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.
A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz; T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa 99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e também na T Londrina 97,7MHz.