A cantora Preta Gil faleceu na noite de domingo (20), nos Estados Unidos, enquanto se preparava para retornar ao Brasil. A artista, que estava em tratamento experimental contra o câncer colorretal, lutava contra a doença desde 2023. Desde maio deste ano, ela estava sendo acompanhada em dois centros médicos renomados, o Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova Iorque, e o Virginia Cancer Institute, em Washington.
De acordo com informações do Portal RIC, Preta Gil foi diagnosticada com câncer colorretal em janeiro de 2023 e iniciou um rigoroso tratamento com sessões de quimioterapia e radioterapia. A cantora também passou por uma cirurgia em agosto do ano passado para a remoção dos tumores, mas exames subsequentes revelaram que o câncer havia se espalhado para outras partes do corpo. Nos últimos meses, ela buscou novos tratamentos nos Estados Unidos. Infelizmente, seu quadro clínico se agravou, e ela decidiu retornar ao Brasil, mas faleceu antes de conseguir embarcar.
O câncer colorretal, também conhecido como câncer de cólon e reto, é uma doença que atinge as porções finais do intestino e é frequentemente originado no intestino grosso. No Brasil, são estimados 45.630 novos casos por ano entre 2023 e 2025, com um risco de 21,10 casos a cada 100 mil habitantes.
Embora a causa exata do câncer colorretal nem sempre seja conhecida, fatores como excesso de gordura corporal, consumo excessivo de carnes vermelhas e processadas, alimentação pobre em fibras, sedentarismo, fumo e consumo de álcool estão entre os principais fatores de risco. Ter histórico familiar de pólipos, câncer de intestino ou doenças inflamatórias intestinais também aumenta as chances de desenvolver a doença.
Os sintomas mais comuns incluem sangue nas fezes, mudanças no hábito intestinal, dor abdominal, perda de peso sem explicação, entre outros. A prevenção pode ser feita com a prática de atividades físicas regulares, alimentação rica em alimentos de origem vegetal, e redução do consumo de carnes processadas e álcool.