Para deixar tudo pronto antes do retorno dos alunos, na quarta-feira (23), quando começa o segundo semestre letivo, a Prefeitura de Curitiba reformou 69 escolas e Centros Municipais de Educação, realizou formações para os profissionais da Educação, promoveu reuniões com os funcionários terceirizados e, nestes últimos dias que antecedem o retorno, faz roçadas e limpeza nas 188 escolas e 239 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Na segunda-feira (21), está agendado ainda o curso de primeiros socorros para os servidores da Educação, ministrado pelas equipes da Defesa Civil de Curitiba.
A Secretaria Municipal da Educação também vai depositar, em agosto, nova parcela do Fundo Rotativo, dinheiro que deve ser utilizado para pagamento de serviços de manutenção – como troca de vidros, telhas – e compras de materiais para o dia a dia, entre eles produtos de limpeza, materiais didáticos, esportivos e itens de escritório.
Desde o início das férias, em 3 de julho, a equipe de Obras da Educação intensificou as reformas e melhorias nas unidades, com 69 unidades que receberam intervenções, nas dez regionais.
As manutenções e melhorias incluem serviços nos telhados, calhas, banheiros, gradis, muros, caixas d´água, refeitórios, fraldários, solários, rebocos, entre outras ações.
“O recesso escolar existe no que diz respeito aos dias letivos, mas a SME intensificou as atividades nesse período, com objetivo garantir um retorno organizado e seguro para nossos alunos”, afirma o secretário Jean Pierre Neto.
Entre as principais obras estão a da Escola Piratini (Pinheirinho), que recebeu reparos no piso de tacos e pintura externa. A Escola Municipal Guilherme Butler (Boqueirão) também ganhou pintura nova. No Cajuru, o CMEI Vila Lorena teve o jardim revitalizado.
R$ 10,4 milhões investidos
Desde janeiro, o time de Obras da Secretaria Municipal da Educação realizou 460 intervenções em escolas e CMEIs, com investimento total de R$ 10,4 milhões.
As ações são resultado da planejamento estratégico realizado pela gestão em janeiro/2025 com o mapeamento de todas as unidades educacionais municipais.
As informações são da Prefeitura de Curitiba