Quarta-feira, 23 de Julho de 2025

Copa Nacional de Bandas e Fanfarras movimenta Reserva; confira a reportagem

Jovens descobrem novos caminhos na música; famílias comemoram conquistas e desenvolvimento dos filhos
2025-07-22 às 14:10
Foto: Gabriel Aparecido

Nos dias 19 e 20 de julho, o Ginásio Francisco Alves Xavier, no município de Reserva (PR), foi palco da 4ª Copa Nacional de Bandas e Fanfarras. A competição recebeu equipes de mais de 15 cidades do estado, além de contar com competidores dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A organização previa uma média de mais de 500 competidores presentes em todo o final de semana, com categorias que variavam do infantil ao sênior.

O prefeito Lucas Machado contou ao Portal D’Ponta News que recebia o evento com felicidade, que tomava a cidade de Reserva como sede de realização pela primeira vez. Do mesmo modo pensa a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Ruth Faustin, que afirma que com um evento de tamanho nacional pode auxiliar na vida dos jovens do município a conhecerem outros modos de lazer para além das telas, podendo ingressar na Banda Musical Municipal de Reserva. “[Os jovens] vão perceber a beleza de frequentar, de participar, de aprender a fazer parte de uma banda e vão se interessar em fazer parte do grupo”, conclui a secretária.

Além de receberem a Copa Nacional, a cidade de Reserva possui ainda mais planos voltados para a música. O maestro Erick Bastos, responsável pela Banda Municipal, contou com exclusividade ao D’Ponta News que a ideia é transformar a Banda como um símbolo para a população. “Temos uma iniciativa ousada de elevar o nome do município de Reserva através da Banda Musical Municipal, não só em âmbito estadual”, reitera o músico, que planeja que o título de campeão paranaense deste ano seja para Reserva.

O final de semana também teve destaque pelo público presente, composto em sua maioria por pais e familiares dos músicos. Jenyffer Manosso é mãe de um dos instrumentistas da Banda Musical Municipal de Reserva, com felicidade, ela traz que desde que seu filho ingressou para a equipe ele tem se tornado uma pessoa muito mais ativa e responsável. “De agora em diante é só correria pra ver ele feliz”, comenta a mãe ao falar sobre a vida que tem sido com o filho desde seu ingresso na Banda.

A competição se encerrou na noite de domingo, após 20 apresentações, que continham Bandas Marciais, Fanfarras e outras formações musicais. Os prêmios de Campeão Geral, entregues para as bandas com maiores notas após a soma de todas as categorias, foram entregues para a Fanfarra Municipal de Palotina (FAMUP) e para a Banda Municipal de Pinhão. O troféu de Júri Popular ficou com a Banda Marcial Madre Merloni, do Colégio Sagrada Família de Curitiba. Antes do anúncio, o maestro da FAMUP, Wellinton Dias, havia conversado com a equipe do D’Ponta e contou que após um ano de preparação, a expectativa era que ganhassem pelo menos algumas categorias. Porém, a noite terminou de uma maneira melhor que a expectativa do músico.

Confira abaixo a reportagem da 4ª Copa Nacional de Bandas e Fanfarras: