A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) sancionou nesta terça-feira (22), a Lei nº 15.544 que dispõe sobre a criação de um cordão de identificação para pessoas com deficiência auditiva. De autoria dos vereadores Julio Küller (MDB) e Fábio Silva (Republicanos) a nova legislação institui o cordão como instrumento de identificação voluntária para garantir atendimento prioritário e acessível em estabelecimentos públicos e privados no município.
A nova lei detalha que o cordão deverá ter uma cor diferenciada e conter o símbolo universal da surdez (o ouvido riscado). O uso do cordão é opcional para pessoas com deficiência auditiva e servirá para facilitar o reconhecimento da condição de surdez, melhorando o atendimento em serviços públicos, privados, de saúde e de segurança em Ponta Grossa.
Autor da proposição, o vereador Fábio Silva defende que o projeto que ampliar a inclusão e acessibilidade das pessoas surdas e garantir seus direitos sejam assegurados em qualquer estabelecimento de Ponta Grossa. “Embora exista o Cordão de Girassol para deficiências ocultas, muitas pessoas surdas enfrentam dificuldades na comunicação e isso acaba atrapalhando o atendimento. Com o cordão, servidores públicos e funcionários da rede privada poderão dedicar um atendimento melhor”, afirma.
da CMPG