Sábado, 26 de Julho de 2025

Fim dos voos da Azul provoca efeito dominó: locadora de carros pede rescisão

Suspensão de operações aéreas leva empresa de locação de carros a abandonar terminal de Ponta Grossa
2025-07-25 às 13:52

A Localiza Rent a Car S/A solicitou oficialmente a rescisão do contrato de permissão de uso firmado com o Município de Ponta Grossa para operação no Aeroporto Sant’Ana. O pedido, enviado à Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional da prefeitura, destaca como motivo central a suspensão das operações da Azul Linhas Aéreas no terminal, medida pela companhia aérea que passou a vigorar a partir de 10 de março de 2025.

De acordo com o documento, a Localiza afirma que sua permanência no aeroporto tornou-se inviável, visto que 100% da demanda vinha dos passageiros da aviação comercial, atendidos exclusivamente pela Azul. A empresa ressaltou que até mesmo após a suspensão dos voos, manteve suas atividades “de forma a cumprir eventuais contratos futuros e honrar com todos os seus compromissos comerciais”, mas que, diante da incerteza sobre a retomada das operações, vê-se obrigada a solicitar a rescisão amigável.

A companhia reforça que o pedido não se deve a outras razões além da “ausência de receita” e dos custos fixos envolvidos na permanência do posto operacional. No comunicado, a Localiza também manifesta interesse em reativar o contrato assim que as condições do aeroporto mudarem, ou seja, caso os voos comerciais venham a ser restabelecidos.

O contrato original, firmado em outubro de 2022 e prorrogado em setembro de 2024 por mais um ano, previa a exploração comercial de balcão de locação de veículos nas instalações do terminal. O valor total do contrato após renovação era de R$100.800,00, que iria para os cofres públicos, com pagamento mensal de R$2.800,00 pela permissão de uso. Segundo as cláusulas contratuais, o descumprimento das obrigações ou a inviabilidade de operação são condições previstas para rescisão amigável entre as partes.