Sábado, 26 de Julho de 2025

102ª Festa de Sant’Ana terá novidade em Castro neste sábado; confira

2025-07-25 às 16:42
Foto: Arquivo/Klé Gabriel

A 102ª Festa de Sant’Ana em Castro terá uma novidade: a recepção da tradicional procissão fluvial com a imagem da padroeira será na margem do Rio Iapó da Vila Santa Cruz, pela primeira vez, neste sábado (26), dia da avó de Jesus. Isso porque com a obra de revitalização da Prainha, um novo píer está sendo construído e o desembarque dos barqueiros pode acontecer no espaço ao lado do estacionamento, pista de caminhada e parquinho de diversões que estão em execução. Nas outras edições, a ancoragem dos barcos acontecia na margem esquerda do rio.

“A primeira fase da obra da Prainha [Parque Libânio Estanislau Cardoso] está quase pronta e vamos inaugurá-la na próxima semana, durante o Festival de Balonismo. Mas, desde já, o espaço na lateral direita do rio ficou mais apropriado para a aglomeração do grande número de pessoas que participam da festa da padroeira”, explica Ricardo Cardoso Filho, secretário municipal de Governo. Depois da recepção, a procissão segue a pé, cruzando a ponte rodoviária Manoel Ribas, até a Igreja Matriz.

O prefeito Reinaldo Cardoso participa todos os anos da programação da festa e ressalta a importância do evento para o turismo religioso na cidade. “Nossa igreja é um patrimônio histórico grandioso e essa festa reúne milhares de famílias em clima de confraternização, por isso fazemos questão de apoiar o evento e de convidar os moradores de toda a região para prestigiarem esse momento tão bonito de fé e alegria”, comenta.

Segundo Kasciano Morais, secretário de Indústria, Comércio e Turismo do Município, a Prefeitura colabora com a festa cedendo a estrutura das barracas que são montadas na praça da Matriz. “Isso traz conforto e segurança para os fiéis que já estão participando durante a semana da programação festiva e que vão se encontrar lá no sábado”, reforça.

Cultura, gastronomia e espiritualidade

Um dos momentos mais marcantes do calendário cultural e religioso de Castro, a tradicional Festa de Sant’Ana é organizada pela Paróquia Sant’Ana e reúne fiéis, famílias e visitantes em uma programação repleta de espiritualidade, cultura e gastronomia.

“Mais do que uma festividade religiosa, a Festa de Sant’Ana é um verdadeiro símbolo da identidade e da história do povo castrense, que mantém viva uma devoção centenária à sua padroeira. A Igreja Matriz, com sua beleza histórica e arquitetura preservada, será mais uma vez o coração pulsante das celebrações”, argumenta Klé Gabriel, coordenador da Pastoral da Comunicação.

“A festa é um convite à vivência da fé, mas também à celebração da cultura local, à partilha de sabores e à alegria de estar junto. Com hospitalidade acolhedora e um espírito comunitário vibrante, a Festa de Sant’Ana reforça o sentimento de pertencimento e tradição que passa de geração em geração”, finaliza.

Programação:

26 de julho (sábado)

•⁠ ⁠Procissão fluvial na Prainha – 8h;
•⁠ ⁠Missa solene em louvor a Sant’Ana – 10h;
•⁠ ⁠Almoço com churrasco e comidas típicas – a partir das 11h;
•⁠ ⁠Doces, bolos e delícias artesanais – a partir das 11h;
•⁠ ⁠Apresentações culturais – a partir das 13h;
•⁠ ⁠Bingo – a partir das 18h;
•⁠ ⁠Encerramento festivo – 20h.

Arte: Divulgação

da assessoria