Neste domingo (27), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou, através do Instituto AOCP, a primeira fase do concurso público para ingresso no Curso de Formação de Oficiais (CFO). A prova objetiva foi aplicada simultaneamente nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel, reunindo candidatos de quase todos os estados do país
O Instituto AOCP foi responsável pela organização e aplicação desta etapa do processo seletivo. Ao todo, estão sendo ofertadas 90 vagas para o cargo de Cadete Policial Militar, denominação do aluno que ingressa no CFO a ser realizado na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Esta edição do concurso marca uma particularidade histórica: é a primeira vez que ocorre a exigência do diploma de bacharel em Direito como requisito para ingresso no Curso de Formação de Oficiais da PMPR. A mudança visa aprimorar a qualificação profissional dos candidatos, trazendo desenvolvimento para a formação voltada à atividade policial militar.
Para o Diretor de Gestão de Pessoas da PMPR, coronel Eleandro Azevedo, o concurso é mais uma iniciativa estratégica do Governo do Estado, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e do Comando-Geral da Corporação, com o objetivo de compor o quadro de oficiais da Polícia Militar do Paraná.
Segundo o coronel Eleandro Azevedo, a formação proporcionada pela corporação permitirá que os futuros policiais estejam plenamente capacitados para exercer as responsabilidades de comando inerentes a um oficial policial militar, impactando diretamente na qualidade do atendimento ao cidadão paranaense. “Essa ação reforça o compromisso da PMPR em fortalecer sua estrutura e melhorar a segurança pública no Paraná”, finalizou.
A seleção é composta por diversas fases eliminatórias e classificatórias, incluindo Prova Discursiva, Prova de Títulos e Experiência Profissional, Exames de Capacidade e Sanidade Física, Avaliação Psicológica e Investigação Social. Durante o curso, o cadete recebe uma bolsa-auxílio, auxílio alimentação e, ao concluir a formação com aproveitamento, é declarado Aspirante-a-Oficial, podendo chegar até o posto Coronel.
A realização desta primeira etapa representa um passo importante na formação de novos líderes da corporação, comprometidos com os valores éticos da PMPR e com a proteção da sociedade paranaense. Após o período de formação, os oficiais serão distribuídos por todas as regiões do estado, atuando em funções administrativas e operacionais, contribuindo diretamente para o fortalecimento das ações da Polícia Militar em todo o Paraná.
da PMPR