O acesso ao atendimento de Saúde sem sair de casa, pela Central Saúde Já, pelo telefone 3350-9000, está disponível para moradores de Curitiba com cinco anos ou mais. Uma comodidade que vem ganhando adeptos e facilitando a vida das pessoas que apresentam casos agudos leves e podem ser atendidos por profissionais de saúde de forma online.
No caso das crianças, o atendimento está disponível para aquelas com cinco anos ou mais, desde que o CPF da criança esteja cadastrado no e-Cidadão, da prefeitura de Curitiba, e esteja acompanhada por um responsável legal.
“Nosso sistema está interligado ao e-Cidadão e, por questões de segurança, para ser atendida por videoconsulta, toda pessoa precisa ter login e senha cadastrado, independente da idade”, explica a coordenadora da Central Saúde Já, Carolina Puzippe.
Mesmo que os pais tenham inserido os filhos como dependentes no Aplicativo Saúde Já, o acesso à videoconsulta só será possível se o menor de idade tiver sido cadastrado com seu CPF no e-Cidadão. Para realizar o atendimento online, o aplicativo precisa ser acessado com os dados da criança, mesmo que os pais conduzam a consulta, como é o esperado nesses casos.
“Muitas vezes as famílias ignoram essa etapa de cadastro ao ligar para a Central, o que acaba interferindo no tempo de atendimento. Portanto, é essencial que todos saibam do caminho necessário para acessar os serviços disponíveis”, lembra a coordenadora.
e-Cidadão
Para o cadastro na plataforma e-Cidadão, os interessados precisam apenas fornecer informações pessoais e criar o login individual. É preciso fornecer um endereço de e-mail válido para finalizar o processo de cadastro. No caso das crianças, que ainda não possuem e-mail pessoal, o adulto responsável pode fornecer seu endereço de e-mail para cadastrar.
O e-Cidadão funciona como uma credencial, facilitando a identificação do usuário, de forma segura. A base de dados é uma plataforma digital de serviços que permite a incorporação entre diferentes serviços municipais.
A criação de bases de dados únicas como a do e-Cidadão em Curitiba é uma tendência para aumentar a eficiência pública e uma exigência da Lei do Governo Digital (Lei 14.129/2021). Caso a pessoa tenha dúvidas, pode acessar a Central 156 da prefeitura de Curitiba.
Passo a passo para utilizar o Saúde Já pelo e-Cidadão
da assessoria