O Parque de Natureza Buraco do Padre, instalado no Distrito de Itaiacoca, em Ponta Grossa (PR), promove no dia 16 de agosto uma experiência noturna inédita e voltada exclusivamente para mulheres. A proposta do evento é oferecer uma vivência sensorial e contemplativa na natureza, promovendo equilíbrio entre corpo e mente, em um ambiente seguro, acolhedor e preparado especificamente para o público feminino.
“Essa experiência foi pensada pelas mulheres da nossa equipe, com muito carinho, para oferecer uma atividade totalmente pensada ao público feminino. É uma noite de trocas e reconexão que vai exaltar a essência feminina em um ambiente privativo, natural e seguro. Na ocasião todas as pessoas envolvidas na atividade serão mulheres”, afirma o gestor do Parque de Natureza Buraco do Padre, Alvaro Fernandes Dias Filho.
A programação começa às 16h30, no Geo Restaurante, com recepção do grupo. Em seguida, as participantes serão conduzidas a um campo aberto para uma aula de yoga, com a vista do pôr do sol. Durante a prática, é possível presenciar um fenômeno natural raro e encantador: a volta dos andorinhões aos seus ninhos, espetáculo que ocorre apenas nesse horário do dia. Com a chegada da noite, a experiência ganha o aconchego da fogueira e o sabor de um chocolate quente, servindo como convite ao relaxamento e à conexão entre as participantes.
O grupo seguirá em uma caminhada até a Furna do Buraco do Padre, onde será realizada uma pausa silenciosa para contemplação. O encerramento acontece novamente no Geo Restaurante, com um jantar especial: entrada com mix de folhas e molho de maracujá, risoto de queijo com filé de tilápia na manteiga de tomilho como prato principal, e panqueca de doce de leite com sorvete de creme na sobremesa.
“Com trilha de dificuldade leve a moderada, o evento reforça o compromisso do Parque com o turismo seguro para mulheres, uma das premissas do programa Viajantes Mais Seguras, do Governo do Paraná, ao qual o Buraco do Padre é credenciado”, reforça o gestor do atrativo.
Lançado em 2024, o programa é uma iniciativa da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) em parceria com a Secretaria do Turismo (Setu) e o Sebrae/PR. Ele reconhece empresas e atrativos turísticos comprometidos com a segurança e o bem-estar de mulheres em deslocamentos e experiências de viagem. O selo Viajantes + Seguras é concedido a estabelecimentos que adotam protocolos de proteção e ações educativas, como treinamento de equipes e implementação de estratégias de apoio a visitantes em situação de vulnerabilidade.
No Buraco do Padre, em todos os dias de atendimento, essas medidas já estão em prática. Há uso de frases-senha e pulseiras de identificação para mulheres que desejarem pedir ajuda de forma discreta, além da presença de monitoras para grupos femininos nas trilhas menos frequentadas. Os colaboradores do parque e do restaurante Geo são capacitados para agir em casos de importunação ou violência.
A participação para a experiência noturna requer inscrição prévia, com vagas limitadas. Mais informações estão disponíveis nos canais oficiais do atrativo, no site.
da assessoria