Após meses de especulação e conversas restritas aos bastidores políticos, o Partido dos Trabalhadores (PT) do Paraná confirmou publicamente que o atual diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, é o pré-candidato da legenda ao governo estadual nas eleições de 2026.
A confirmação da estratégia foi feita pelo presidente reeleito do PT-PR, Arilson Chiorato, durante entrevista ao comunicador João Barbiero, do Grupo D’Ponta, consolidando oficialmente uma articulação interna que mobilizava lideranças e federações aliadas. A informação foi passada enquanto o parlamentar apresentava propostas para um projeto de governo estadual, com medidas para combater a pobreza, melhorias na infraestrutura e ampliação da educação.
Até então, o nome de Verri era ventilado como favorito das principais correntes do PT, principalmente da Construindo um Novo Brasil (CNB), mas ainda não havia um anúncio formal — situação que mudou a partir do posicionamento de Chiorato. Com histórico de atuação como deputado federal, secretário de planejamento e atualmente à frente de Itaipu, Enio Verri une experiência de gestão e visibilidade estadual, atributos apontados por aliados como trunfos para enfrentar o domínio da direita e lançar um palanque competitivo para o presidente Lula no Paraná, estado considerado desafiador para o PT.
A movimentação política ocorre em um cenário de pluralidade no campo adversário, com nomes como Sergio Moro e lideranças ligadas ao atual governador Ratinho Junior despontando em pesquisas e debates sobre 2026.