Campeão olímpico nos Jogos de Atenas-2004, o ex-jogador de vôlei Giba participou da abertura das finais dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) dos alunos de 12 a 14 anos, em Toledo, no Oeste do Estado, na última sexta-feira (1.°). Um dos maiores nomes do esporte nacional, o paranaense elogiou a estrutura dos JEPs no Paraná, destacando a importância da competição para a formação de novos atletas. A abertura reuniu milhares de pessoas no Parque Ecológico Diva Paim Parth e contou com show da artista Thayná Bitencourt. As finais vão até 9 de agosto e contam com 773 escolas participantes de 208 municípios, totalizando 6.250 pessoas, entre atletas e pessoal de apoio.
O campeão olímpico afirma que viaja o Brasil todo divulgado o esporte, mas que quando participa de competições no Paraná, como o JEPs, percebe a força do Estado. “Quando a gente vê o Estado trabalhar do jeito que está trabalhando, a gente tem orgulho em apoiar e fazer o que for preciso, como ídolo, para mostrar que vale a pena você estar na escola, estar no esporte. Vale a pena acreditar”, destaca o ídolo do vôlei. “A gente sabe muito bem que pode transformar e a gente vai transformar a vida de milhões com o esporte e a educação. Eu acho que é o modelo correto e é o que o Paraná está dando de exemplo não para o Brasil, mas para o mundo”, concluiu o ex-jogador.
Giba também mandou um recado para os jovens atletas, sobre a importância do trabalho de equipe para se conquistar bons resultados. “Há sempre um time trabalhando por trás dos atletas. Por isso os jovens atletas devem valorizarem essas pessoas: o pessoal da limpeza, da cozinha, os professores, técnicos”, enfaticou o campeão olípico.
Sábado (2) , Giba viajou com a equipe do Esporte para Cornélio Procópio, onde visitou um dos sete Centros de Referência Paradesportivos do Estado. O Centro funciona desde abril e atende cerca de 70 crianças nas modalidades paratletismo e parabadminton.
Para o secretário de Estado do Esporte, Helio Wirbiski, ter o multicampeão Giba nos Jogos Escolares serve para estimular mais crianças e adolescentes a buscar a prática esportiva. “O Giba é um dos maiores atletas do Brasil. Por isso é uma honra tê-lo conosco, um paranaense, contando um pouco da sua história de sucesso para nossas crianças”, disse.
da AEN