A Polícia Civil do Paraná prendeu na manhã desta terça-feira (5), em Foz do Iguaçu, Fernandes Nogueira Barros, conhecido como “Nando” ou “Mafioso”, procurado em 190 países pela Interpol. Barros é suspeito de participação em homicídio, sequestro e tráfico de drogas, além de outros crimes como porte ilegal de arma de fogo e roubo de veículos.
Segundo informações da 6ª Subdivisão Policial (SDP), a ação de captura foi realizada pelo Grupo de Diligências Especiais (GDE) no bairro Mata Verde, após uma denúncia anônima indicar o paradeiro do suspeito. Fernandes Barros estava na Lista Vermelha da Interpol, instrumento internacional que sinaliza para as autoridades ao redor do mundo sobre pessoas procuradas por crimes reconhecidamente graves—embora não configure tecnicamente um mandado internacional de prisão, o aviso permite que forças policiais efetuem prisões de indivíduos alvos de extradição ou julgamento.
Barros é investigado pelo sequestro e morte de Camila Florindo D’Ávila, em Santa Catarina, além de ser suspeito de ter ordenado o assassinato de Fábio Amaral Calegari, professor morto a tiros em Curitiba, após uma disputa trabalhista—crimes que colocaram o nome do suspeito entre os criminosos mais procurados do Brasil nos sistemas internacionais de segurança pública.
Durante a operação, outro homem que também possuía mandado de prisão por homicídio e roubo, praticados em Santa Catarina, foi detido, e uma mulher que estava na residência acompanhava o grupo e foi encaminhada à delegacia para investigação. Os policiais apreenderam um fuzil, dois carregadores com 30 munições cada e uma quantidade não especificada de maconha.
O trio foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Eles foram encaminhados à Cadeia Pública Laudemir Neves, em Foz do Iguaçu, onde permanecem à disposição da Justiça.
A prisão representa mais um exemplo da atuação conjunta das polícias estaduais, federal e de acordos internacionais para o enfrentamento ao crime organizado, tráfico de drogas e de armas na fronteira oeste do Paraná, região historicamente marcada pela circulação de contrabando e pela presença de organizações criminosas.
A defesa de Fernandes Nogueira Barros ainda não se manifestou sobre a prisão. A polícia segue com as investigações para desmantelar possíveis conexões locais e internacionais do grupo.