O prefeito Eduardo Pimentel lançou, nesta quinta-feira (7/8), o Vale Alimentar Esportivo, novo benefício que garante refeições gratuitas nas unidades dos Restaurantes Populares para os 549 atletas e paratletas ligados às instituições beneficiadas pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte. A iniciativa foi anunciada durante a reabertura dos trabalhos da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) Municipal, no Palácio 29 de Março.
O vale permitirá que os beneficiários do programa esportivo façam as refeições com qualidade, fortalecendo o desempenho e promovendo a saúde dos atletas. O prefeito destacou a importância da medida como parte de uma política abrangente de segurança alimentar.
“O Vale Alimentar Esportivo se soma a uma série de ações já consolidadas, como os Restaurantes Populares, as Mesas Solidárias, as hortas urbanas e o apoio à agricultura familiar. Tudo isso é alimento com dignidade na mesa do curitibano”, disse o prefeito. “Nossa gestão tem compromisso com quem mais precisa. Nenhuma pessoa pode passar fome em Curitiba”, complementou.
Criado há 23 anos, o Programa Municipal de Incentivo ao Esporte permite o uso de recursos do IPTU em projetos esportivos e paradesportivos. Em 2025, o programa apoia 646 projetos, sendo 549 atletas e paratletas e 97 instituições.
A ação é uma parceria entre as secretarias municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), prevista no 3º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plamsan).
O secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, reforçou a relevância das ações do município voltadas à Segurança Alimentar e Nutricional. “O vale é um exemplo concreto de como políticas públicas integradas podem impactar positivamente a vida das pessoas. Alimentação adequada também é condição para o bom desempenho no esporte”, afirmou Leverci.
Reabertura da Caisan Municipal
O anúncio do vale integrou a reunião que marcou a retomada da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) de Curitiba, órgão responsável pela articulação e implementação da política pública de segurança alimentar na cidade. A reunião contou com a presença de representantes de secretarias municipais e dos governos estadual e federal.
“Esta reunião representa mais que um encontro técnico. É a reafirmação do compromisso coletivo com o direito humano à alimentação adequada. A Caisan é o espaço onde unimos forças para pensar e executar políticas públicas efetivas que transformam realidades”, salientou Leverci Silveira Filho.
Composição intersetorial
A Caisan de Curitiba é composta por diversas secretarias. Além da SMSAN, participaram da reunião os titulares das pastas da Saúde, Educação, Meio Ambiente, Governo, Comunicação Social, Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Desenvolvimento Humano, Região Metropolitana, Esporte e Lazer, além de representantes do Ippuc, FAS, Imap, Fundação Cultural de Curitiba e lideranças do Comsea e da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar da Câmara Municipal.
Sobre a Caisan
A câmara atua como espaço permanente de diálogo, articulação e decisão entre governo e sociedade civil, promovendo ações integradas para assegurar a todos o direito à alimentação adequada e saudável. Em Curitiba, suas ações estão alinhadas ao Sisan e orientadas pelo Plamsan.
Presenças
Participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins; o secretário executivo da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan PR), Valdenir Veloso; o presidente da Caisan estadual e secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes; a presidente da Frente Parlamentar de SAN, vereadora Meri Martins; o presidente do Comsea Curitiba, Leonardo Ghisolfi; o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak; o presidente das FAS, Renan de Oliveira Rodrigues; o secretário Municipal da Comunicação Social, Marc Sousa; a presidente do Imap, Beatriz Battistella; a diretora de Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seab, Marcia Stolarski; a coordenadora da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Curitiba e Região Metropolitana (Coresan), Alzemara Bacellar.
da assessoria