A 1ª edição do Circuito 60+: Cuidados e Conexões, promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa, promete ser um marco no cuidado com a pessoa idosa no Município. A iniciativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que conta com apoio da Sanepar e do Governo do Estado, por meio das Secretarias da Saúde e da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, já conta com mais de 1,1 mil participantes inscritos.
Com uma programação especial voltada ao bem-estar e à saúde da população com mais de 60 anos, o Circuito terá diversas atividades gratuitas no Centro de Eventos, que, no caso dos idosos, estarão concentradas a partir das 13 horas da próxima terça-feira (12). “Será um grande encontro, um momento especial e com uma série de serviços voltados para este público. Estamos muito felizes com a adesão da população, resultado de um trabalho importante feito pelos profissionais de saúde nos bairros”, ressalta a prefeita Elizabeth Schmidt.
Além de vacinação e exames de saúde, o tradicional baile e ações recreativas, o evento contará com a aplicação do Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional (IVCF-20), que permite identificar o grau de fragilidade e as principais demandas de saúde dos participantes. “Essa é uma ferramenta importante que nos permite oferecer orientações mais precisas e melhorar a qualidade de vida da nossa população idosa”, explica Liliam Brandalise, presidente da FMS.
Encontros e palestras
Juntamente com a programação voltada aos idosos, o evento contará com palestras e encontros com instituições sociais e profissionais de saúde. Durante o Circuito 60+, o Dr. Edgar Nunes de Moraes, especialista na estratificação e cuidados com esta faixa etária, trará orientações sobre o tratamento das doenças que mais os acometem, prevenção de quedas e a polifarmácia – cuidado com idosos que tomam mais de cinco medicamentos ao dia.
SERVIÇO
Circuito 60+: Cuidados e Conexões
Data: 11 e 12/08
Local: Centro de Eventos Ponta Grossa
da assessoria