Sábado, 09 de Agosto de 2025

Dois postos de combustíveis são interditados por descumprimento de exigências ambientais em PG

2025-08-08 às 18:36
Crédito da foto: Ricardo Marcondes

Por Camila Souza

Dois postos de combustíveis de uma rede conhecida em Ponta Grossa foram interditados na tarde desta sexta-feira (08), um na região central e outro no bairro Oficinas. A operação foi realizada por equipes da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e Força Verde, após um histórico de descumprimento de exigências ambientais.

Segundo o Instituto Água e Terra (IAT), as portarias de interdição foram emitidas pela presidência do órgão após diversas tentativas de regularização. No processo de licenciamento, os responsáveis foram notificados e tiveram prazos para apresentar complementações importantes para garantir a segurança ambiental, mas não atenderam às solicitações. Em fiscalizações anteriores, foi constatada a operação sem licença ambiental válida, o que resultou em autuações, embargo e novas multas. Mesmo assim, a atividade continuou, o que levou à necessidade de suspender o funcionamento. Durante a ação, os agentes entregaram aos responsáveis um Relatório Ambiental com orientações para regularizar a situação.

Para o gerente regional do IAT, Matheus Demito, a medida é preventiva. “Não temos interesse em interditar ou fechar empreendimentos, e sim em garantir que o desenvolvimento aconteça com segurança e sustentabilidade, conforme as normativas ambientais vigentes no Paraná. Destaco que existem ferramentas para a regularização do licenciamento ambiental, mas, nesses casos pontuais, não foi possível avançar. Trata-se de uma ação motivada por questões documentais e preventivas, voltada a evitar riscos como vazamentos e contaminações. Até o momento, não há registros formais que indiquem ocorrência de dano ambiental, mas é nosso dever agir para evitar que situações assim aconteçam. É, sobretudo, uma medida para garantir a segurança do meio ambiente como um todo”, informa o gerente.

O licenciamento ambiental, exigido para o funcionamento de atividades que possam impactar o meio ambiente, é fundamental para garantir que empreendimentos operem dentro de padrões de segurança. No caso dos postos de combustíveis, que manipulam substâncias perigosas como gasolina e óleo diesel, a licença define regras e medidas de proteção para evitar contaminação do solo, da água e do ar. Sem essa autorização, a operação se torna ilegal e o estabelecimento pode ser interditado até que cumpra todas as exigências legais.