Sábado, 09 de Agosto de 2025

Trump e Putin irão se encontrar na próxima sexta-feira (15), nos EUA

Plano oferecido por Putin para interromper a guerra envolveria troca de concessões territoriais significativas da Ucrânia
2025-08-08 às 23:33
Foto: REUTERS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (08) que se encontrará com o líder russo, Vladimir Putin, em 15 de agosto. O encontro deverá ser no estado americano do Alasca.

“O aguardado encontro entre mim, como Presidente dos Estados Unidos da América, e o Presidente Vladimir Putin, da Rússia, acontecerá na próxima sexta-feira, 15 de agosto de 2025, no Grande Estado do Alasca. Mais detalhes em breve”, publicou Trump no Truth Social.

Segundo a CNN, autoridades dos EUA – incluindo Trump – informaram líderes europeus e autoridades ucranianas sobre um plano oferecido por Putin para interromper a guerra em troca de concessões territoriais significativas da Ucrânia.

O plano, que o líder russo apresentou ao enviado especial de Trump, Steve Witkoff, em uma reunião em Moscou na quarta-feira (06), exigiria que a Ucrânia cedesse a região oriental de Donbass — a maior parte da qual está atualmente ocupada pela Rússia — bem como a Crimeia, que a Rússia anexou ilegalmente em 2014.

A proposta alarmou algumas autoridades europeias, que expressaram preocupação de que se tratasse de uma tentativa de Putin de evitar as sanções ameaçadas por Trump, que deveriam entrar em vigor nesta sexta-feira (08).

Witkoff disse às autoridades europeias que a proposta apresentada por Putin significavam “um passo na direção certa” e que um plano de paz maior poderia ser negociado assim que os conflitos terminassem. Mais cedo, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que o cessar-fogo depende da pressão adequada sobre a Rússia.