O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, participou nesta segunda-feira (11) da VI Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que reuniu em Foz do Iguaçu 150 educadores e jovens de 11 a 14 anos de todo o Paraná. O evento é organizado pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o apoio da Itaipu e outras instituições.
Verri destacou a importância do diálogo para o avanço da agenda ambiental. “O que vemos aqui hoje, jovens dialogando e construindo senso crítico, é fundamental para enfrentarmos os enormes desafios sociais e ambientais atuais”. Ele citou como exemplo a trajetória da Itaipu Binacional na liderança de políticas ambientais e de responsabilidade social, “essa construção se deu graças a um trabalho coletivo, de respeito às diferenças, porque o debate ambiental não pode ocorrer de forma isolada”, disse.
Para Marcos Sorrentino, diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do MMA, “as conferências são uma rede de transformação, um processo pedagógico dinâmico em que os jovens exercitam a cidadania e a democracia, e constroem, no presente, o que querem para o futuro”.
Juntas, as cinco edições anteriores da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) envolveram mais de 20 milhões de pessoas. O tema este ano é: “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, e faz parte do movimento de preparação do país para a Conferência do Clima (COP30), em Belém (PA). Nas etapas estaduais são eleitas delegações para representarem seus estados na etapa nacional da Conferência, que ocorrerá no mês de outubro, em Brasília.
Das assessorias.