O narrador Jota Júnior oficializou sua aposentadoria aos 76 anos e encerrou uma trajetória de cinco décadas na narração esportiva. O comunicador não narrava partidas desde janeiro de 2023, quando deixou o Grupo Globo.“Eu já havia tomado essa decisão há algum tempo. Parei. Não dá mais”, disse.
Natural de Americana, no interior de São Paulo, Jota Júnior iniciou a carreira em rádios do interior paulista até chegar à televisão. Em 1999, foi convidado por Galvão Bueno para integrar a equipe de narradores da Globo, onde permaneceu por 24 anos. O narrador revelou que já vinha se sentindo “meio descartado” na emissora nos últimos anos, especialmente após a pandemia, quando passou a ver a equipe sendo renovada e seu nome fora da escala dos principais jogos.
De acordo com o TV Pop, sem muitos convites após a demissão, cogitou se aposentar — decisão que agora tornou definitiva. Em uma publicação recente nas redes sociais, depois apagada, Jota Júnior explicou os motivos. “Quando me perguntam por que não volto a narrar, são 30 meses já, reitero que é muito importante saber a hora de parar”, disse.
“Primeiramente que os convites quase desaparecem por causa do etarismo e da filosofia correta de renovar o quadro de narradores, depois vem a autoavaliação e o reconhecer que a garganta não é mais a mesma, o fôlego, a rapidez no raciocínio, o pique para as maratonas de viagens e tudo mais”, disse.
Segundo ele, seguir narrando poderia “comprometer a jornada e a expectativa do telespectador” e ferir seu próprio ego profissional. “Em resumo, passaria vergonha, comprometeria a jornada e burlaria a expectativa do telespectador. Além do nosso ego que seria violentamente agredido. Não é só abrir o microfone e falar. Temos que ter responsabilidade e respeito a quem nos defere com sua audiência. Passou. Foi bom enquanto a mente e o físico correspondiam”, declarou.