Sexta-feira, 15 de Agosto de 2025

Cidade do PR oferece CNH gratuita para cidadãos; entenda

O objetivo é facilitar o acesso ao mercado de trabalho e promover a geração de emprego e renda na cidade
2025-08-14 às 19:05

A Prefeitura de Arapongas, no Paraná, lançou o Programa Municipal de Carteira Nacional de Habilitação – CNH Cidadã, uma iniciativa que oferece 100 vagas gratuitas para obtenção da primeira habilitação nas categorias A, B e AB, destinadas a moradores de baixa renda. O objetivo principal é promover a geração de emprego e renda na cidade, facilitando o acesso ao mercado de trabalho para quem tem dificuldades financeiras para custear o processo da CNH.

Segundo o TnOnline, as 100 vagas são distribuídas da seguinte forma: 20 para a categoria A (motocicleta), 40 para a categoria B (automóvel) e 40 para a categoria AB (motocicleta e automóvel). A seleção será feita em duas modalidades — “Categoria Estudante Habilitado”, para jovens de 18 a 25 anos que estejam estudando, e “Categoria Cidadão Habilitado”, para cidadãos maiores de 18 anos de baixa renda.

Para participar, os interessados devem atender a critérios rigorosos: ser inscrito como titular ou dependente no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), residir em Arapongas por pelo menos cinco anos, ter renda per capita familiar de até meio salário mínimo, não possuir condenação criminal definitiva relacionada a crimes de trânsito, não ter cometido infrações gravíssimas ou graves nos últimos 12 meses, e ser considerado apto nos exames médicos, psicológicos e de legislação do Detran-PR.

As inscrições são exclusivamente online e vão até 11 de setembro de 2025. Após a inscrição, o candidato recebe um comprovante com número para acompanhar o andamento do processo seletivo, que considerará os critérios sociais e econômicos para definir os beneficiários. Até o primeiro dia de inscrições, 45 pessoas já haviam se cadastrado.

O prefeito Rafael Cita, em entrevista ao TnOnline, ressaltou que o programa vai além do benefício assistencial, visando a inclusão social e a geração de oportunidades concretas: “A CNH Cidadã foi criada porque verificamos uma grande demanda para trabalhar. Muita gente não consegue emprego porque a habilitação é cara e, para conseguir o emprego, precisa do documento.”

A iniciativa é financiada pelo Fundo Municipal de Trânsito e está alinhada a um movimento estadual do Paraná que institui a CNH Social, coordenada pelo Detran-PR, para reduzir desigualdades sociais por meio da gratuidade na emissão e atualização de carteiras de habilitação para pessoas em vulnerabilidade. O programa em Arapongas é um exemplo municipal dessa política, focada na inclusão econômica e social, que deve contribuir para o desenvolvimento local e o aumento da empregabilidade entre os cidadãos de baixa renda.