O youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, falou pela primeira vez na televisão sobre o vídeo que publicou no YouTube no início de agosto e que denunciou exploração e sexualização de crianças e adolescentes nas redes sociais. As informações são do InfoMoney. A entrevista foi ao ar no programa Altas Horas, da TV Globo, nesse sábado (16).
No vídeo original (veja abaixo), que alcançou mais de 44 milhões de visualizações até domingo (17), Felca relata supostas práticas ilegais do influenciador Hytalo Santos, que teve prisão preventiva decretada dois dias após a publicação. Ele e o marido, Israel Nata Vicente, permanecem detidos desde sexta-feira (15), suspeitos de exploração de menores, abuso e tráfico humano.
Leia também: Influenciador Hytalo Santos e marido são presos por exploração de menores após investigações do MP
“Criança não deve produzir conteúdo na internet. A internet é um ambiente para adultos”, afirmou Felca. “A exposição vem com críticas, às vezes com assédio, e criança não está preparada para lidar com isso”.
Durante a entrevista, Felca defendeu a supervisão ativa dos pais sobre o consumo digital das crianças. Ele explicou que a transição de conteúdos infantis para conteúdos inadequados ocorre de forma rápida e muitas vezes imperceptível.
“Se você é um pai presente, talvez consiga administrar o acesso de uma criança de 10, 11 ou 12 anos. Mas se não tem tempo ou estrutura, minha opinião é: bloqueio total”.
O youtuber ressaltou que o sucesso do vídeo não é pessoal, mas uma vitória para a causa. “Recebi fotos de gente vendo o vídeo no metrô, no ônibus… Fico feliz porque não é sobre mim, é sobre proteger crianças”.